ALIMENTAÇÃO 🥗 Horta Comunitária da Prefeitura de Goiânia produz 20 toneladas de alimentos na gestão Rogério Cruz
Hortaliças produzidas pela Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), sem insumo químico ou agrotóxicos, são entregues a pessoas em situação de vulnerabilidade social que residem na capital
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), alcançou, com a última colheita de hortaliças, realizada nesta sexta-feira (14/10), a marca de 20 toneladas de alimentos produzidos pelo projeto Horta Comunitária, desde o início da gestão do prefeito Rogério Cruz.
Nesta sexta-feira, foi colhida mais meia tonelada, e toda a produção distribuída para pessoas em situação de vulnerabilidade social residentes capital goiana.
O primeiro canteiro montado no Paço Municipal deu origem a outros três, nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) do Setor Recanto do Bosque, Conjunto Riviera e do Bairro Floresta, onde são atendidas 400 famílias por mês. Nesses locais, são produzidos cebolinha, alface, espinafre, berinjela, quiabo, jiló, coentro, brócolis, couve flor, agrião, rúcula, salsinha, dentre outros.
Segundo a Sedec, parte da produção é destinada ao Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs), que faz o repasse às 198 instituições filantrópicas cadastradas para receber a produção do projeto Horta Comunitária.
Segundo o titular da Sedec, Silvio Sousa, existe a possibilidade de ampliar ainda mais o projeto. “Já conversamos com o prefeito Rogério Cruz e ele sinalizou positivamente para a criação da Lavoura Comunitária, onde será possível plantar outros alimentos, como milho, abóbora, pimentão, tomate, dentre outros”, revela o secretário, ao informar que técnicos da pasta estão procurando área pública para começar a concretização do projeto.
Para o gerente de Assistência Técnica Rural da Sedec, Weliton Carlos Pereira, o projeto é importante pelo fato de atender, prioritariamente, as famílias mais carentes da capital goiana. “As hortas comunitárias auxiliam no combate à fome”, avalia.
Uma das beneficiadas é a dona de casa Francisca de Lima, que, ao receber as hortaliças, disse que os produtos vão completar a alimentação saudável das crianças da casa dela. “Essa distribuição de hortaliças ajuda as pessoas que, como eu, têm crianças pequenas em casa. Eu recebo duas doações por mês que ajudam a reforçar e balancear a alimentação de toda a família”, ressalta.
Também beneficiado, o servente de pedreiro Valdeci Mendes observou que quem recebe as doações não dispõe de dinheiro para comprar hortaliças em supermercados e feiras. “Essa doação ajuda e muito. A gente consegue economizar o dinheirinho que iria gastar com as hortaliças, podendo comprar outros alimentos”, diz.
Foto: Sedec
Secretaria de Desenvolvimento e economia Criativa (Sedec) – Prefeitura de Goiânia