Goiânia

ANA MOTA | Cristina Amaral é homenageada na abertura da 22ª Goiânia Mostra Curtas

Com uma contribuição inegável como montadora, Cristina Amaral estará em Goiânia para a abertura do festival em noite especial com exibição de filmes da homenageada e encerramento com pocket show

 

Cristina Amaral será a homenageada da 22ª Goiânia Mostra Curtas, que acontecerá entre os dias 3 e 8 de outubro de 2023. A cineasta é conhecida por seu trabalho na montagem de filmes de renomados diretores, como Andrea Tonacci, Carlos Reichenbach, Edgard Navarro, Joel Yamaji, Carlos Adriano, Paula Gaitán, Raquel Gerber, entre outros.

Abertura

A cerimônia de abertura do festival ocorrerá no dia 3 de outubro, às 20h, no Teatro Goiânia, com entrada gratuita. Contará com a exibição de dois filmes montados por ela: “Abá”, dirigido por Raquel Gerber e Cristina Amaral, e “Belos Carnavais”, dirigido por Thiago B. Mendonça. Além disso, a noite será abrilhantada pelo show da artista, performer e musicista Saskia, que encerrará o evento.

Homenagem

Paulista e formada em Cinema pela ECA-USP, Cristina Amaral tem uma forte parceria com Carlos Reichenbach que iniciou-se em “Alma Corsária” (premiado no Festival de Brasília). A experiência rendeu diversos filmes posteriores, como “Dois Córregos”, “Garotas do ABC”, “Bens Confiscados” e “Falsa Loura”.

Com Andrea Tonacci, seu companheiro de vida, coordenou a produtora Extrema Produção Artística, e assinou a montagem de “Paixões”, “Serras da Desordem” e “Já visto, jamais visto”, entre outros.

Mais recentemente, tem feito trabalhos ao lado de jovens realizadores como Adirley Queiroz, Thiago B. Mendonça, Eryk Rocha, Renata Martins, Djin Sganzerla, Jo Serfaty, Ana Carolina Marinho e Karol Maia.

No universo do cinema brasileiro, poucos nomes ressoam com tamanha significância quanto o de Cristina Amaral. É com profunda admiração e respeito que o festival homenageia esta notável montadora, cuja contribuição à história do cinema é inegável. O legado da obra que Cristina construiu é, sem dúvida, um tesouro que inspira gerações de cineastas ao explorar as fronteiras da linguagem cinematográfica.

Cristina compreende profundamente que o cinema é mais do que meramente entretenimento. É a memória de um país, de um instante, de um mundo. Seu trabalho é uma reflexão profunda sobre o território e o lugar dos filmes brasileiros. Ao observar seu trabalho, é possível perceber que a montagem é um exercício de olhar e de escuta, um meio pelo qual é possível desvendar as complexidades da vida e da cultura brasileira.

“O trabalho de Cristina nos lembra que o cinema é um meio pelo qual podemos desafiar as convenções, reescrever narrativas e, em última análise, moldar a percepção do mundo e do Brasil que nos rodeia. Em nome da Goiânia Mostra Curtas, queremos expressar nossa sincera gratidão à Cristina Amaral”, detalha Maria Abdalla, diretora geral do festival.

22ª GMC

 

Esta edição marca a retomada presencial da Goiânia Mostra Curtas no seu tradicional local: o Teatro Goiânia. Juntas, as cinco mostras e a homenagem exibirão 77 filmes. Com curadoria de Rafael Almeida, a Curta Mostra Brasil terá quatro programas, abordando temas como sonhos, a relação entre casa e território, além do real e a reinvenção de mundos. Já a Curta Mostra Goiás apresentará filmes que representam a produção audiovisual goiana, selecionados por Fábio Rodrigues Filho em duas sessões: Caminhos da Volta e Caminhos da Ida.

A “Animação em Curso”, tema da Curta Mostra Animação, escolhida por Cesar Cabral, é um recorte de filmes produzidos nos dois últimos anos e aponta para uma descentralização temática de títulos na pós-pandemia, ao explorar novos assuntos. Já a 21ª Mostrinha exibirá curtas voltados para o público infanto-juvenil, com narrativas sobre “Histórias da Era do Antropoceno” criteriosamente selecionadas por Gabriela Romeu.

A Curta Mostra Especial desta edição traz o tema “De Lugar Nenhum” e exibirá dez curtas-metragens brasileiros produzidos entre 1968 e 2022. O recorte questiona a percepção do cinema brasileiro e prepara o público para o debate “Assimilar, desmontar, olhar de novo. Refazendo perguntas para o filme feito no Brasil e para o cinema brasileiro”. Os curadores Lorenna Rocha e Luís Fernando Moura recebem os convidados Mariana Souto e Ewerton Belico para o debate no dia 7 de outubro, às 16h, no Teatro Goiânia.

Dentro da programação acontece a exposição Arte em Cartaz – 22 Anos de Goiânia Mostra Curtas, com curadoria de Gilmar Camilo. Exposta na Vila Cultural Cora Coralina, apresenta a história do festival através de seus cartazes e permite que o público conheça os artistas visuais e designers que fizeram parte dessa trajetória.

A arte do cartaz da 22ª Goiânia Mostra Curtas deriva de uma obra da série “A marcha”, de autoria do artista visual Talles Lopes. Sua comunicação explora um exercício indisciplinado de cartografia, um gesto de rebeldia contra a domesticação espacial do planeta Terra. Recriação, reinvenção, reparação. A identidade visual é do designer Igor Augstroze.

Atividades de formação

Além das exibições de filmes, a 22ª Goiânia Mostra Curtas oferecerá atividades de formação gratuitas para os interessados em aprender mais sobre o mercado audiovisual. Entre os cursos oferecidos estão “Melodrama Decolonial”, ministrado pela diretora e roteirista Clara Anastácia, nos dias 4, 5 e 6 de outubro, às 9h, e “O Mercado Audiovisual para Roteiristas”, com a produtora Mariana Brasil, on-line, nos dias 5 e 6 às 14h.

O Laboratório de Roteiros Audiovisuais tem como missão primordial reconhecer e aprimorar roteiros originais ainda não produzidos para documentários e obras de ficção. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento desses roteiros, garantindo visibilidade e criando oportunidades para que sejam eventualmente realizados. Este ano, os 6 projetos selecionados terão a oportunidade de receber consultorias individuais de profissionais do setor audiovisual: a roteirista e diretora Ana Julia Travia e a roteirista e documentarista Luana Rocha.

Já a masterclass “O Desenvolvimento de Projetos Autorais e Co-Direção: Um Estudo de Caso de As Miçangas” abordará os caminhos possíveis para o desenvolvimento de histórias autorais e a colaboração entre dois diretores em uma co-direção. Assim como o debate, esse é um evento aberto ao público. Já os Encontros com Realizadores, tradicionais no evento, promovem bate-papos com os realizadores dos filmes, e serão comandados pelo curador da Curta Mostra Brasil, Rafael de Almeida.

Parceiros

 

A 22ª Goiânia Mostra Curtas é uma realização do Icumam Cultural e Instituto, do Governo do Estado de Goiás e da Secretaria de Estado de Cultura de Goiás por meio do Programa Goyazes 2022. Conta com Patrocínio da Rodonaves Transportes e apoio institucional da Prefeitura de Goiânia por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Goiânia, Apoio do Sebrae Goiás e da Paradiso Multiplica.

PROGRAMAÇÃO

14 de setembro a 8 de outubro

Exposição_Arte em Cartaz – 22 Anos de Goiânia Mostra Curtas

Vila Cultural Cora Coralina

3 de outubro (terça)

 

20h_Abertura

Homenagem_Cristina Amaral – montadora

Exibição de filmes:

Abá (SP) – 1992 – 5min. Direção: Raquel Gerber e Cristina Amaral. Montagem: Cristina Amaral

Belos Carnavais (SP) – 2020 – Fic – 16min. Direção: Thiago B. Mendonça. Montagem: Cristina Amaral

Pocket Show:

SASKIA_artista, performer e musicista

Local: Teatro Goiânia

 

4 de outubro (quarta)

 

 

9h_Curso Melodrama Decolonial

Instrutora: Clara Anastácia – diretora e roteirista

Local: Sala multimídia João Bênnio, Vila Cultural Cora Coralina

15h_Curta Mostra Goiás

Local: Teatro Goiânia

Programa 1_Caminhos da volta

Avôa (GO) – 2022 – Exp – 4min – Direção: Lucas Mendes [L]

O clube do fim do mundo (GO) – 2023 – Doc – 14min – Direção: Jarleo Barbosa [L]

À Beira do Rio das Almas (GO) – 2023 – Exp – 16min – Direção: Taize Inácia [L]

Anomalia (GO) – 2022 – Fic – 9min – Direção: Raio [10].

Pirenopolynda (GO) – 2023 – Doc – 24min – Direção: Tita Maravilha, Izzi Vitório e Bruno Victor [L]

19h_Curta Mostra Brasil

Local: Teatro Goiânia

Programa 1_Da necessidade do sonho

Arrimo (SP) – 2023 – Doc – 16min – Direção: Rogério Borges [L]

Ave Maria (RJ) – 2022 – Fic – 15min – Direção: Pê Moreira [12]

Aqui onde tudo acaba (SC) – 2023 – Exp – 19min – Direção: Cláudia Cárdenas e Juce Filho [L]

A Velhice Ilumina O Vento (MT) – 2022 – Fic – 21min – Direção: Juliana Segóvia [14]

Filhos da Noite (PE) – 2022 – Doc – 16min – Direção: Henrique Arruda [10]

INTERVALO_15 MIN

Grandes Senhoras (RJ) – 2022 – Exp – 14min – Direção: Milena Manfredini [L]

Todas as Rotas Noturnas Conduzem ao Alvorecer (PE) – 2022 – Fic – 24min – Direção: Felipe André Silva [16]

Quinze Quase Dezesseis (SP) – 2023 – Fic – 20min – Direção: Thais Fujinaga [12]

Conserva (PB) – 2023 – Fic – 13min – Direção: Diego Benevides [10]

5 de outubro (quinta)

9h_21ª Mostrinha

 

Público: alunos da rede pública

Local: Teatro Goiânia

Programa_Histórias na era do Antropoceno

De Onde Nasce o Sol (ES) – 2023 – Fic – 19min – Direção: Gabriele Stein [L]

Cósmica (PB) – 2022 – Doc – 7min – Direção: Ana Bárbara Ramos [L]

Ciranda Feiticeira (PE) – 2023 – Ani – 8min – Direção: Lula Gonzaga e Tiago Delácio [L]

Trinca-ferro (ES) – 2022 – Fic – 18min – Direção: Maria Fabiola [12]

Jussara (BA) – 2023 – Ani – 9min – Direção: Camila Cordeiro Ribeiro [L]

O futuro que me alcance (SP) – 2023 – Ani – 4min – Direção: Nat Grego [L]

9h_Curso Melodrama Decolonial

Instrutora: Clara Anastácia – diretora e roteirista

Local: Sala multimídia João Bênnio, Vila Cultural Cora Coralina

 

10h_Encontro com realizadores

Com Rafael de Almeida, curador da Curta Mostra Brasil, realizador e pesquisador de cinema e audiovisual.

Momento destinado à troca de experiências entre realizadores de Goiás e de todo Brasil.

Local: Vila Cultural Cora Coralina

 

14h_Curso O Mercado Audiovisual para roteiristas

Instrutora: Mariana Brasil – produtora

[on-line]

15h_Curta Mostra Goiás

Local: Teatro Goiânia

 

 

Programa 2_Caminhos da ida

Afro X (GO) – 2022 – Exp – 12min – Direção: Gleyde Lopes [L]

Chuva − Este filme não é meu (GO) – 2023 – Exp – 13min – Direção: Antônio Fabrício [L]

A Jornada (GO) – 2022 – Exp – 16min – Direção: Mateus Rosa [14]

Entredentes (GO) – 2023 – Fic – 20min – Direção: Daniel Souza Duarte de Sena [14]

Por Onde Eu For Não Haverá Rastros (GO) – 2023 – Fic – 24min – Direção: Daniel Pires [14]

19h_Curta Mostra Brasil

Local: Teatro Goiânia

Programa 2_A casa como território e vice-versa

Casa Segura (RJ) – 2023 – Fic – 20min – Direção: Allan Ribeiro [L]

Thuë pihi kuuwi − Uma Mulher Pensando (RR) – 2023 – Doc – 9min – Direção: Aida Harika Yanomami, Edmar Tokorino Yanomami e Roseane Yariana Yanomami [L]

Cabana (PA) – 2022 – Fic – 14min – Direção: Adriana de Faria [12]

Do Tanto de Telha no Mundo (CE) – 2022 – Fic – 23min – Direção: Bruno Brasileiro [14]

Pirenopolynda (GO) – 2023 – Doc – 24min – Direção: Tita Maravilha, Izzi Vitório e Bruno Victor [L]

INTERVALO_15 MIN

Nem o Mar tem Tanta Água (PB) – 2022 – Fic – 20min – Direção: Mayara Valentim [12]

Cama Vazia (SP) – 2023 – Doc – 6min – Direção: Fábio Rogério e Jean-Claude Bernardet [16]

12 Minutos de Crepúsculo para Orientar a Navegação (RS) – 2023 – Exp – 6min – Direção: Amanda Copstein [L]

Ode (BA) – 2023 – Fic – 15min – Direção: Diego Lisboa [12]

As Inesquecíveis (DF) – 2023 – Exp – 8min – Direção: Rafaelly (La Conga Rosa) [L]

Casa de Bonecas (MA) – 2023 – Fic – 15min – Direção: George Pedrosa [16]

6 de outubro (sexta)

9h_21ª Mostrinha

Público: alunos da rede pública

Local: Teatro Goiânia

Programa_Histórias na era do Antropoceno

De Onde Nasce o Sol (ES) – 2023 – Fic – 19min – Direção: Gabriele Stein [L]

Cósmica (PB) – 2022 – Doc – 7min – Direção Ana Bárbara Ramos [L]

Ciranda Feiticeira (PE) – 2023 – Ani – 8min – Direção: Lula Gonzaga e Tiago Delácio [L]

Trinca-ferro (ES) – 2022 – Fic – 18min – Direção: Maria Fabiola [12]

Jussara (BA) – 2023 – Ani – 9min – Direção: Camila Cordeiro Ribeiro [L]

O futuro que me alcance (SP) – 2023 – Ani – 4min – Direção: Nat Grego [L]

9h_Curso Melodrama Decolonial

Instrutora: Clara Anastácia – diretora e roteirista

Local: Sala multimídia João Bênnio, Vila Cultural Cora Coralina

10h_Laboratório de Roteiros Audiovisuais

Roteiro de Ficção, com Ana Julia Travia – roteirista e diretora

Roteiro de Documentário, com Luana Rocha – roteirista e documentarista

Local: Vila Cultural Cora Coralina

14h _Curso O Mercado Audiovisual para roteiristas

Instrutora: Mariana Brasil – produtora

[on-line]

14h30_Laboratório de Roteiros Audiovisuais

Roteiro de Ficção, com Ana Julia Travia – roteirista e diretora

Roteiro de Documentário, com Luana Rocha – roteirista e documentarista

Local: Vila Cultural Cora Coralina

15h_Curta Mostra Animação

Local: Teatro Goiânia

Programa_Animação em curso

 

O cacto (SP) – 2023 – Ani – 10min – Direção: Ricardo Kump [L]

Ernesto (MG) – 2022 – Ani – 15min – Direção: Fernanda Roque [16]

Pressure (SP) – 2023 – Ani – 2min – Direção: Che Marcheti [L]

Ensaio Sobre o Grito (RS) – 2022 – Ani – 7min – Direção: Rafael Valles [L]

O Caçador e a Mula Sem Cabeça (SP) – 2023 – Ani – 19min – Direção: Silas Marciano [16]

Máquina Dançante (SP) – 2023 – Ani – 2min – Direção: Stefano Nogueira de Azevedo [L]

O Buraco (RJ) – 2023 – Ani – 10min – Direção: Victor Lima e Ricardo Graça [18]

A menina atrás do espelho (GO) – 2022 – Ani – 12min – Direção: Iuri Moreno [L]

Palavras Mágicas (PR) – 2023 – Ani – 3min – Direção: Carlon Hardt [L]

Coelhitos e Gambazitas (SP) – 2022 – Ani – 10min – Direção: Thomas Larson [L]

Mulher Vestida De Sol (BA) – 2022 – Ani – 9min – Direção: Patricia Moreira [L]

Ciranda Feiticeira (PE) – 2023 – Ani – 8min – Direção: Lula Gonzaga e Tiago Delácio [L]

19h_Curta Mostra Brasil

Programa 3_Para além do real

Vãnh gõ tõ Laklãnõ (SC) – 2022 – Doc – 25min – Direção: Barbara Pettres, Flávia Person e Walderes Coctá Priprá [10]

Os Animais Mais Fofos e Engraçados do Mundo (SP) – 2023 – Fic – 24min – Direção: Renato Sircilli [16]

A Espiral Do Retorno (CE) – 2023 – Fic – 12min – Direção: Victor Furtado e Gabriel Silveira [16]

Garotos Ingleses (BA) – 2022 – Doc – 15min – Direção: Marcus Curvelo [12]

Solos (SP) – 2023 – Fic – 13min – Direção: Pedro Vargas [10]

INTERVALO_15 MIN

Procuro Teu Auxílio Para Enterrar Um Homem (ES) – 2023 – Fic – 20min – Direção: Anderson Bardot [12]

Verde (SP) – 2023 – Fic – 15min – Direção: Rodrigo Ribeyro e Gustavo Auricchio [16]

Virtual Genesis (DF) – 2023 – Exp – 8min – Direção: Arthur B. Senra [12]

Rosa Neon (MG) – 2022 – Fic – 19min – Direção: Tiago Tereza [12]

Apocalypses Repentinos (CE) – 2022 – Fic – 17min – Direção: Pedrokas [12]

 

7 de outubro (sábado)

10h_Masterclass

O Desenvolvimento de Projetos Autorais e a Co-Direção: um estudo de caso de As Miçangas

Diretores: Rafaela Camelo e Emanuel Lavor

Local: Sala multimídia João Bênnio, Vila Cultural Cora Coralina

10h_Laboratório de Roteiros Audiovisuais

Roteiro de Ficção, com Ana Julia Travia – roteirista e diretora

Roteiro de Documentário, com Luana Rocha – roteirista e documentarista

Local: Vila Cultural Cora Coralina

14h_Curta Mostra Especial

Local: Teatro Goiânia

Programa 1_À Sala

Resgate Cultural, o filme (PE) – 2001 – 20min – Direção: Telephone Colorido – 16mm, restauração em 2K [12]

A lenda do galeto vegano (PE/RJ) – 2016 -10min – Direção: Sosha e Amandla Veludo [L]

Brainstorm – chuva na vidraça da mente (RS/MG) – 2001 – 10min – Direção: Odilon Lopez – digitalização do original em vídeo analógico [10]

O trabalho enobrece o homem (SP) – 2013 – 18min – Direção: Lincoln Péricles [14]

Anatomia do espectador (RJ) – 1975 – 20min – Direção: Ana Carolina – 35mm -telecinagem original para suporte eletrônico [14]

16h_Debate da Curta Mostra Especial − De Lugar Nenhum

Assimilar, desmontar, olhar de novo. Refazendo perguntas para o filme feito no Brasil e para o cinema brasileiro.

Convidados

Mariana Souto – professora de audiovisual da Universidade de Brasília (UnB)

Ewerton Belico – diretor, roteirista, curador e educador

Mediação: Lorenna Rocha e Luís Fernando Moura – curadores da Curta Mostra Especial – De Lugar Nenhum

Local: Teatro Goiânia

19h_Curta Mostra Brasil

Programa 4_Pela reinvenção de mundos

Ramal (MG) – 2023 – Fic – 16min – Direção: Higor Gomes [14]

Big Bang (MG) – 2022 – Fic – 14min – Direção: Carlos Segundo [10]

Visão do Paraíso (SP) – 2022 – Exp – 16min – Direção: Leonardo Pirondi [L]

Último Domingo (RJ) – 2022 – Fic – 17min – Direção: Renan Barbosa Brandão e Joana Claude [L]

Remendo (ES) – 2023 – Fic – 20min – Direção: Roger Ghil [12]

INTERVALO – 15 MIN

Febre (MG) – 2022 – Fic – 24min – Direção: Marcio Abreu [L]

Mãri hi − A Árvore do Sonho (RR) – 2023 – Doc – 17min – Direção: Morzaniel Ɨramari [L]

As Miçangas (DF) – 2023 – Fic – 19min – Direção: Rafaela Camelo e Emanuel Lavor [14]

Lubrina (DF) – 2023 – Exp – 17min – Direção: Leonardo Hecht e Vinícius Fernandes [L]

Teatro de máscaras (RJ) – 2022 – Fic – 22min – Direção: Eduardo Ades [L]

 

8 de outubro (domingo)

 

10h30_21ª Mostrinha

Público: aberto ao público em geral

Local: Teatro Goiânia

Programa_Histórias na era do Antropoceno

De Onde Nasce o Sol (ES) – 2023 – Fic – 19min – Direção: Gabriele Stein [L]

Cósmica (PB) – 2022 – Doc – 7min – Direção Ana Bárbara Ramos [L]

Ciranda Feiticeira (PE) – 2023 – Ani – 8min – Direção: Lula Gonzaga e Tiago Delácio [L]

Trinca-ferro (ES) – 2022 – Fic – 18min – Direção: Maria Fabiola [12]

Jussara (BA) – 2023 – Ani – 9min – Direção: Camila Cordeiro Ribeiro [L]

O futuro que me alcance (SP) – 2023 – Ani – 4min – Direção: Nat Grego [L]

11h _Encontro com realizadores

Com Rafael de Almeida, curador da Curta Mostra Brasil, realizador e pesquisador de cinema e audiovisual.

Momento destinado à troca de experiências entre realizadores de Goiás e de todo Brasil.

Local: Vila Cultural Cora Coralina

15h_Curta Mostra Especial − De Lugar Nenhum

Local: Teatro Goiânia

Programa 2_À Rua

Abá (SP) – 1992 – 5min – Direção: Raquel Gerber e Cristina Amaral – 16mm – restauração em 2K [L]

Vexations (CE/Portugal) – 2022 – 23min – Direção: Leonardo Mouramateus [L]

Um clássico, dois em casa, nenhum jogo fora (SP) – 1968 – 25min – Direção: Djalma Limongi Batista – 16mm – versão de telecinagem original para suporte eletrônico [14]

Allegro ma non troppo (BA/Cuba) – 2016 – 6min – Direção: Everlane Moraes [L]

A Terra segue azul quando saio do trabalho (SC/SP) – 2021 – 16min – Direção: Sergio Silva [10]

 

 

20h_Encerramento

Local: Teatro Goiânia

Premiação

 

___

 

Serviço

 

22ª Goiânia Mostra Curtas

Teatro Goiânia

Av. Tocantins, Centro – Goiânia – GO

3 a 8 de outubro de 2023

Gratuito

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo