ANA MOTA | O Projeto “Viola Encantos de Goiás” segue sua turnê por Goiás. O próximo show será na zona rural de Aragoiânia, no Santuário Vale do Éden.
turnê do Projeto “Viola Encantos de Goiás” tem tido muito sucesso, por onde passa. Os músicos Anacleto João de Sousa e Catupé estão percorrendo espaços e instituições que garantem acesso a um público diverso e carente de ações culturais. A próxima apresentação será novamente em Aragoiânia, desta vez atendendo ao convite do município. O local será o Santuário Vale do Éden, que fica na GO-040, km 33, na Zona Rural do município. O show será no dia 04/11, sábado, e terá início às 20h, com ENTRADA GRATUITA.
Seguindo o objetivo do projeto, de levar arte, cultura e entretenimento para locais não convencionais, as apresentações seguintes serão: na Vila São Cottolengo, em Trindade, dia 09/11, às 10h da manhã; dia 23/11, às 19h, no Auditório do CECOM/IDF da PUC/GO, em Goiânia; e no dia 28/11, às 16h, na Casa do Interior de Goiás, que também fica em Goiânia.
Inclusão, valorização da cultura local e fortalecimento das identidades regionais
Com essa turnê, além de divulgar seu trabalho, Anacleto e Catupé cumprem a missão de levar a música para locais onde a maioria das pessoas não têm acesso a essa riqueza cultural. “Acredito que a música é capaz de transformar vidas e proporcionar momentos de felicidade e encantamento”, comenta o violeiro Anacleto. Por isso, cada show “Viola EnCantos de Goiás” é um momento muito aguardado pelos músicos e por todos aqueles que apreciam a música instrumental de qualidade.
Quem é Anacleto João de Sousa?
Anacleto, nascido em Abadia de Goiás/GO, teve seus primeiros contatos com a viola em sua cidade natal, ainda na infância, quando participava dos cortejos da Folia de Reis. Criado em meio a violeiros e foliões, ele absorveu a rica cultura musical do estado de Goiás desde cedo. Autodidata, Anacleto mudou-se para Goiânia em busca de novas oportunidades e iniciou sua carreira musical. Já na capital teve, ainda jovem, estudou música com o maestro e violonista Arnaldo Freire. Depois, participou de vários shows com os músicos Domá da Conceição e Catupé. Anacleto se tornou, então, um músico, instrumentista, compositor e professor de viola e violão.
Ao longo de sua trajetória, Anacleto gravou três CDs autorais, participou de festivais, programas de rádio e TV, além de colaborar em diversos projetos de artistas goianos. Seu trabalho como violeiro é reconhecido pela sua originalidade e pela forma como ele contribui para a diversificação e o refinamento da cultura produzida nos sertões goianos. O artista é conhecido por sua habilidade em criar arranjos e melodias únicas, que exploram as possibilidades desses instrumentos.
A importância da Viola e do Violão para a música brasileira – preservação e divulgação de tradições
A viola e o violão desempenham um papel fundamental na música brasileira. Ambos possuem características únicas que contribuem para a riqueza e diversidade da nossa cultura musical.
A viola, em especial, é um instrumento tradicionalmente brasileiro, com raízes que remontam ao período colonial. Originária da viola portuguesa, a viola caipira ganhou características próprias ao longo dos séculos, especialmente nas regiões do interior do país. Com suas dez cordas e afinações específicas, a viola caipira é capaz de produzir sonoridades singulares, que evocam a vida no campo, as tradições folclóricas e a alma do povo brasileiro.
Serviço: Turnê “Viola EnCantos de Goiás” com Anacleto e Catupé 04/11 – sábado – 20h – Aragoiânia/GO Santuário Vale do Éden (GO-040, km 33, na Zona Rural) 09/11 – 5ª feira – 10h – Trindade/GO Vila São Cottolengo (Av. Cel Gabriel Alves de Carvalho, 163, Santuário) 23/11 – 5ª feira – 19h – Goiânia/GO Auditório do CECOM/IDF da PUC/GO (Rua 15, 293, St. Stos Dumont) 28/11 – 3ª feira – 16h – Goiânia/GO Casa do Interior de Goiás (Rua R-3, 120 – St. Oeste) Entrada franca |