APARECIDA | Heapa marca presença em seminário internacional com exposição de cases de sucesso
O Hospital Estadual de Aparecida de Goiânia Cairo Louzada (Heapa) foi destaque no 5º Seminário Internacional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde (SISPAS), promovido em São Paulo (SP), entre os dias 9 e 11 de novembro. Com a apresentação de dois trabalhos científicos produzidos dentro da unidade, a gerente de Qualidade e Segurança do Paciente do Instituto de Gestão e Humanização (IGH) em Goiás, Michele Silveira, representou o Heapa durante os três dias de evento.
Com o tema “O impacto da segurança do paciente e a acreditação na sustentabilidade do setor saúde”, o Heapa apresentou dois projetos: um sobre a implantação e a aplicabilidade do prontuário afetivo em uma unidade hospitalar pública, implantado na unidade, onde as equipes trabalham de forma humanizada com o cuidado centrado no paciente, fortalecendo a experiência do paciente durante toda a sua jornada na instituição, aprimorando também sua experiência; e o outro sobre a implantação de Lean Healthcare e Comanejo Clínico Cirúrgico em uma instituição pública de saúde, com foco na melhoria da qualidade e eficiência assistencial, que busca diminuir o tempo médio de internação e a redução do tempo de espera nas cirurgias eletivas, num percentual de mais de 30%.
Resultados – Para Michele, diante da eficiência e da efetividade dos processos, ter dois trabalhos científicos selecionados e aprovados pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), organizadora do evento, mostra o comprometimento e responsabilidade das equipes na entrega de resultados e na melhoria das práticas assistenciais. “É muito gratificante poder representar o Heapa nacionalmente, apresentando nossos padrões de excelência, a partir das práticas de trabalho executadas dentro da unidade. Não há dúvidas de que quando a segurança do paciente é priorizada e protocolos são seguidos, há uma redução de custos em sua forma geral, contribuindo para a sustentabilidade da instituição”, disse.