Após rompimento de adutora, prefeitura de Goiânia acompanha recuperação
Adutora da Saneago se rompeu no fim da manhã desta terça-feira (18/6)
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência de Regulação de Goiânia (AR), acompanhou, nesta terça-feira (18/6), o rompimento de uma adutora na área da Estação de Tratamento de Água Jaime Câmara (Etag), localizada no Setor Negrão de Lima. Imediatamente após o incidente, técnicos da Companhia Saneamento de Goiás (Saneago) fecharam os registros para cessar o vazamento de água. As equipes isolaram a área e trabalham para a recuperação da tubulação, que faz parte do Sistema João Leite.
A diretora de fiscalização da AR, Renata Lima, ressalta que a equipe da Saneago está trabalhando para executar o reparo. “Ainda não há previsão se haverá falta de abastecimento de água na capital, e em quais regiões, porque os reservatórios baixaram um pouco, mas o bombeamento já foi normalizado. Mas neste momento pedimos à população o consumo consciente da utilização de água”, diz.
Consumo consciente
A Agência de Regulação de Goiânia esclarece que o abastecimento não é paralisado no instante em que o bombeamento é desligado, da mesma forma em que não é normalizado assim que o bombeamento é retomado. No sistema de abastecimento de água, a normalização é gradual e ocorre à medida em que as redes e os reservatórios são carregados com carga d’água.
Por isso, é essencial que a população colabore e faça o uso moderado da água armazenada nas caixas d’água dos imóveis, utilizando-a apenas para o essencial, até a recuperação completa do fornecimento de água. Essa medida é fundamental para contribuir com o abastecimento de água, especialmente para os moradores das partes mais altas da cidade ou afastadas do local da intervenção, que levam mais tempo para ter o fornecimento totalmente restabelecido. Isso reduz o prazo para recuperação do sistema.