Aprovado em 1º turno na Câmara, Centraliza já é realidade no Centro de Goiânia; afirma prefeitura
Prefeitura restaura mais de 500 quilômetros de asfalto, substitui todos os abrigos dos pontos de ônibus do “Manto de Nossa Senhora” por estruturas modernas, além de diversos serviços de manutenção e zeladoria, bem como eventos culturais e esportivos
O Projeto de Lei Complementar 19/2023, que trata do Programa Centraliza da Prefeitura de Goiânia, foi aprovado em primeiro turno pela Câmara Municipal de Goiânia, nesta terça-feira (28/5). O programa tem como objetivo requalificar o Centro da capital de maneira global. “Entre as ações previstas, está a criação de um Projeto de Lei para conceder benefícios fiscais tanto para moradores, quanto para comerciantes e investidores que escolherem instalar seus negócios na região. Mais que isso, são ações práticas e que já podem ser notadas no dia a dia do cidadão”, explica o secretário de finanças do município, Vinicius Henrique Alves, em referência às ações de revitalização e manutenção do setor.
“A aprovação em primeiro turno na Câmara marca um passo significativo na requalificação do Centro de Goiânia. Estamos comprometidos em transformar a região com melhorias visíveis que já estão beneficiando nossos cidadãos. Vamos continuar trabalhando juntos para um Centro vivo, requalificado e reocupado, com oportunidades de lazer, trabalho e tudo o que há de melhor nessa região tão importante e emblemática”, afirma o prefeito Rogério.
Desde o início de 2024, a Prefeitura de Goiânia iniciou os trabalhos na região. Até o momento, foram trocadas 1.472 lâmpadas (51,29%), do total de 2.870, melhorando a iluminação e, por consequência, a segurança do local. Mais de 500 quilômetros de asfalto foram restaurados, além da retirada de fios mortos dos postes e a substituição de todos os abrigos de ônibus localizados no “Manto de Nossa Senhora”, que engloba as avenidas Araguaia, Paranaíba e Tocantins, por equipamentos modernos.
Além disso, serviços de zeladoria, como poda de árvores, varrição, manutenção e instalação de equipamentos mobiliários, como pergolados, bancos, mesas e lixeiras, foram iniciados.
“Nosso maior objetivo é levar ao Centro toda a força da administração pública. Por isso é que todas as ações que independem da aprovação do Projeto de Lei já foram iniciadas. Criamos postos permanentes da Guarda Municipal e da fiscalização de posturas, reforçando a segurança do local e tornando a área mais atrativa para atividades comerciais, culturais e de lazer, como as edições do fechamento da Avenida Goiás, que já vai para sua quarta edição”, pontua Vinicius Henrique Alves.
Para o secretário de Finanças, a aprovação do projeto pelos vereadores é a confirmação da potência que é o Centraliza. “Ele ultrapassa os limites de uma única gestão. É um projeto de governo. Aprová-lo é fazer um bem imensurável às próximas gerações, que poderão experimentar um Centro vivo, pujante social e economicamente”, complementa.
A matéria segue agora para análise na Comissão de Finanças, antes da última votação em plenário da Câmara dos Vereadores.