Associação reformula marca e moderniza unidades para comemorar 25 anos de fundação
Rede da Construção reforça a qualidade em materiais comercializados, qualifica profissionais, moderniza processos, investe em novas tecnologias e prioriza atendimento personalizado ao cliente
Fundada em 1997, a Rede da Construção comemora 25 anos de existência em 2023. Em celebração ao marco, a empresa anuncia, entre diversas novidades: a evolução da icônica marca, nova diretoria, modernização das 58 unidades em Goiás e investimento tecnológico para associados e clientes. “Do pesado ao acabamento fino, a marca segue como referência em materiais para construção no estado e avançaremos nas entregas e na qualificação das unidades, apontando sempre o cliente como nosso principal ativo”, afirma o presidente da Rede da Construção, Eduardo Menezes.
Para acompanhar o contemporâneo, o mascote da Rede da Construção, batizado como “Ted”, ganhou um design moderno, adaptado ao digital. A logo da empresa também foi renovada, composta por elementos que, unidos, remetem à estruturação de uma casa.
Trata-se de uma continuidade ao trabalho histórico da rede, desenhado pela excelência durante as últimas décadas. “A Rede da Construção tem o DNA de ser a “amiga para toda obra”. Fazemos parte da comunidade, na representação de uma vizinha que está sempre pronta a atender. Acompanhamos o crescimento do estado nos últimos anos e evoluímos de acordo com as mudanças de mercado e comportamento do consumidor”, explica o dirigente.
História
Nascida da coragem e do sonho de pessoas visionárias, a Rede da Construção teve seu início em 1997, quando empresários goianos do segmento de materiais de construção, fizeram uma visita numa fábrica de pisos, em São Paulo. Nesta viagem, compartilharam experiências e visões sobre o mercado, perceberam que seus anseios eram reais e comuns a vários colegas de mercado, como preços pouco competitivos e concorrência acirrada, o que impactava de forma direta e negativa o cliente final.
Ao retornarem a Goiânia, realizaram uma reunião para pensarem, em conjunto, uma forma de resolver tal situação. Assim, em 1997, foi fundada, de forma oficial, a Associação Rede da Construção, cuja missão é oferecer os melhores produtos, preços, condições de pagamentos e um atendimento personalizado e atencioso aos seus clientes. Com esforço e dedicação, a empresa cresceu a largos passos e alcançou, em 2018, a marca de 23 lojas espalhadas no estado, tornando-se referência em materiais para construção.
Tradição
Já em 2022, foi marcada a evolução da Rede da Construção, com a mudança de identidade da marca. Embora modernizada, a empresa mantém sua essência construída ao longo de sua trajetória como uma empresa associativista, que acredita na parceria, no diálogo, na simplicidade das relações, no valor da família, na união de ideias. Hoje, a Rede da Construção conta com 58 lojas, instaladas em 35 municípios goianos.
A empresa carrega como principais pilares a união e a conexão, com a certeza de que a relação é a condição fundamental para a existência da marca. Mais do que uma rede de
construção, a empresa está voltada para todos os tipos de obras e reformas, do cimento ao acabamento fino, do atendimento rápido ao relacionamento profundo.
Com um atendimento acolhedor e entrega fácil e imediata, a Rede oferece credibilidade e liberdade para que o cliente possa fazer a melhor escolha para sua casa e obra com conforto, tranquilidade, variedade e preços acessíveis.
Mascote
Mascote da Rede da Construção, o Ted surgiu ainda nos primeiros anos da empresa. Na representação de uma formiga operária, o personagem teve o seu nome escolhido em votação, por crianças, filhas de associados. Xodó dos associados, fornecedores, colaboradores e clientes da marca, foi modernizado para tornar-se um “porta-voz” digital da Rede da Construção.
“Quando falamos em modernizar a marca, os associados se preocuparam com a mudança do Ted. A gente tinha esse compromisso de fazer com que ele se modernizasse, mas sem perder o seu charme, carisma e meiguice que marca os 25 anos da empresa”, conta Eduardo Menezes. “A ideia é que ele seja o porta-voz da empresa, aquele que fala com as pessoas e elas reconheçam nele a figura, a representação do que é a essência da Rede da Construção”, salienta o presidente.
Verticalização
Eduardo Menezes destaca, ainda, o trabalho de verticalização da empresa, realizado por meio da união dos associados, onde a estrutura organizacional é composta pelos próprios e todas as decisões são tomadas em conjunto, pensando, sempre, em manter a qualidade. “Somos um tripé que tem como base: comprar bem, vender bem e trocar informações”, explica.
De acordo com Eduardo, trata-se de algo essencial, que será mantido em prol do bom funcionamento da empresa. “O nosso crescimento sempre foi muito orgânico e estruturado. Não estamos preocupados somente com a quantidade de lojas, prezamos pelo associativismo. É algo que funciona como um casamento, onde acordos são feitos pensando no melhor a longo prazo, abre-se mão de certas coisas para estar em conjunto, agregando, como se fosse de fato uma família”, pontua.
Para que um empresário possa fazer parte da Rede, é necessário participar de um processo de avaliação, com apresentação dos critérios, e constatação de adaptação à forma de trabalho. “A gente não quer números, mas sim de pessoas qualificadas a somar com o trabalho de qualidade prestado pela Rede”, explica Eduardo.
“É uma fórmula que já vem funcionando há duas décadas. Pensamos sempre em toda a associação, na comunidade, em crescer em conjunto. Quando a gente junta a força é muito mais fácil da gente ir mais longe. Às vezes a gente não vai tão rápido, porque andar em grupo, talvez seja um pouco mais lento, mas é, sem dúvidas, algo mais perene e longevo. A nossa essência é de loja de bairro, mas a nossa disputa é com os grandes, afinal somos 58 lojas bem representativas”, acrescenta o presidente.