ASTRONOMIA 🔭 Gigante! Astrônomos descobrem a maior galáxia de todos os tempos
Uma verdadeira gigante do universo! Astrônomos conseguiram registrar a descoberta da maior galáxia de todos os tempos, com aproximadamente 16,3 milhões de anos-luz de comprimento.
O artigo explica que as rádio-galáxias gigantes são mais um mistério em um Universo cheio de mistérios. Elas consistem em uma galáxia hospedeira (que é o aglomerado de estrelas orbitando um núcleo galáctico contendo um buraco negro supermassivo), bem como jatos colossais e lóbulos que surgem do centro galáctico.
“Descobrimos o que é, em projeção, a maior estrutura conhecida feita por uma única galáxia”, comemorou o astrônomo Martijn Oei, do Observatório Leiden, da Holanda,
A Alcyneous é uma descoberta e tanto para a ciência! O registro de um achado dessa grandeza pode ajudar compreender melhor as galáxias gigantes – já que não se sabe porque algumas delas crescem para tamanhos absolutamente gigantescos.
A galáxia foi descoberta este ano, mas só agora foi divulgada. Para os envolvidos no estudo, foi importante manter os dados guardados até que as informações sobre o fenômeno fossem mais conclusivas.
Gigante do universo
A descoberta deste novo elemento espacial, destacam os cientistas, mostra nossa pouca compreensão desses colossos e o que impulsiona o incrível crescimento deles.
“Se existem características de galáxias hospedeiras que são uma causa importante para o crescimento de rádio galáxias gigantes, então as hospedeiras das maiores provavelmente as possuem”, escreveram os pesquisadores, liderados pelo astrônomo Martijn Oei, em artigo publicada na revista científica Astronomy & Astrophysics.
“Da mesma forma, se existem ambientes particulares de grande escala que são altamente propícios ao crescimento de rádio galáxias gigantes, então as maiores provavelmente residirão neles.”
Maior que o sol
Martijn confirma que ainda precisa de mais estudos, mas pelo que foi coletado até o momento, as imagens mostram que a super galáxia tem cerca de 240 bilhões de vezes a massa do Sol, com um buraco negro supermassivo no centro com cerca de 400 milhões de vezes a massa do Sol.
“Assim, galáxias muito massivas ou buracos negros centrais não são necessários para o crescimento de grandes gigantes e, se o estado observado for representativo da fonte ao longo de sua vida, nem a alta potência de rádio”, disse o cientista.
Ele também afirmou que, provavelmente, a galáxia ainda não expandiu para o tamanho máximo.
Os pesquisadores acreditam que Alcyneous ainda está crescendo ainda mais, longe na escuridão cósmica.