AUTOMOBILISMO 🏎 GP Brasil: saiba tudo e fique por dentro
O britânico George Russell, da Mercedes, venceu a corrida sprint e largará na primeira posição do GP de São Paulo, amanhã, em Interlagos. Lewis Hamilton completará a primeira fila e a dobradinha da Mercedes na ponta do grid de largada, que acontecerá às 15h (de Brasília).
Russell venceu a agitada corrida sprint, que é um teste classificatório e mais curto para a corrida do domingo, e o ferrarista Carlo Sainz chegou em segundo. Mas o espanhol foi punido por trocar de motor, perdeu cinco posições e terá que largar em sétimo. Vantagem também para o atual campeão Max Verstappen, que acabou em quarto na corrida curta, mas subiu para a terceira posição do grid.
Veja como largam os pilotos no GP de São Paulo:
1 George Russell (Mercedes)
2 Lewis Hamilton (Mercedes)
3 Max Verstappen (Red Bull Racing)
4 Sergio Pérez (Red Bull Racing)
5 Charles Leclerc (Ferrari)
6 Lando Norris (Mclaren)
7 Carlos Sainz (Ferrari) / Chegou em 2º, mas foi punido por troca de motor
8 Kevin Magnussen (Haas)
9 Sebastian Vettel (Aston Martin)
10 Pierre Gasly (Alphatauri)
11 Daniel Ricciardo (Mclaren)
12 Mick Schumacher (Haas)
13 Guanyu Zhou (Alfa Romeo)
14 Valtteri Bottas (Alfa Romeo)
15 Fernando Alonso (Alpine)
16 Yuki Tsunoda (Alphatauri)
17 Lance Stroll (Aston Martin)
18 Esteban Ocon (Alpine)
19 Nicholas Latifi (Williams)
20 Alexander Albon (Williams)
Sprint quase toda de pneus macios
Max Verstappen (Red Bull) e Nicholas Latifi (Williams) foram os únicos que escolheram largar com pneus médios. Todos os outros pilotos começaram a sprint, uma corrida curta sem pit stops, de pneus macios.
Verstappen mostrou logo nas primeiras voltas, mais uma vez, por que é o campeão antecipado da temporada. Mesmo com pneus médios, mais lentos, segurou firmemente a tentativa de ultrapassagem de George Russell, que tentou por fora e por dentro. Mas o holandês não conseguiu segurar por muito tempo a velocidade dos pneus macios que o perseguiam.
Na 12ª volta, Russell chegou perto de Verstappen de novo. A insistência foi tanta que na 15ª volta, na saída da curva do sol, o britânico enquadrou, botou de lado e fez o holandês comer poeira. Neste momento, o delírio em Interlagos foi completo — provando que a torcida da Mercedes segue fortíssima no país.
Sainz vai bem, mas é punido
Ao fim da prova, o campeão da temporada foi ultrapassado por Sainz e por Hamilton. A punição ao espanhol já era esperada: o ferrarista trocou o motor de combustão interna de seu carro e, agora, iniciará o GP ao lado de Magnussen. O dinamarquês, que largou na pole da sprint após surpreender no treino de ontem, terminou a corrida em sétimo.
O “brasileiro” Hamilton
O britânico recebeu nesta semana o título de cidadão honorário brasileiro, e pareceu pilotando em casa. Largou em oitavo e na sexta volta já estava na quarta posição. Quando Hamilton ultrapassou Verstappen, além de empolgar grande parte das arquibancadas de Interlagos, provocou êxtase na Mercedes. Assim que o hexacampeão superou o atual bi, foi possível ouvir gritos e aplausos dentro dos boxes da equipe alemã.
Clima tenso na Alpine
As F1 de Fernando Alonso e Esteban Ocon se tocaram na largada. O espanhol não gostou da atitude do colega e, pelo rádio, reagiu com ironia: “Perdi a asa dianteira graças ao nosso amigo”.
Pouco depois, o espanhol afirmou de novo que Ocon o prejudicou: “Bom trabalho dele”. O toque provocado por Ocon e a resposta de Alonso escancaram o clima pouco amistoso entre os pilotos da Alpine.
Stroll em exagero
A ultrapassagem de Lance Stroll sobre Sebastian Vettel foi considerada perigosa. O canadense da Aston Martin jogou o companheiro de time para fora da pista. A experiência de Vettel evitou um acidente grave. Logo depois, o alemão recuperou sua 11ª posição.
Stroll foi punido com dez segundos. Irritado com a decisão da FIA, o canadense caminhou rapidamente pelo paddock conversando apenas com um funcionário da Aston Martin.
É Magnussen! Ou era?
Magnussen foi, de longe, o piloto que mais gerou empolgação nos torcedores antes da sprint. “É, Magnussen!”, bradavam os espectadores nas arquibancadas de Interlagos assim que as luzes vermelhas se apagaram.
Os gritos, no entanto, duraram pouco: Verstappen, ainda no começo da prova, ultrapassou o piloto da Haas e pôs fim à sensação do fim de semana.
Foi uma surpresa a pole de Kevin Magnussenpara a sprint. Na sexta, o dinamarquês registrou a melhor volta (1m11s674) do primeiro treino livre, o que lhe garantiu o privilégio de largar em primeiro hoje. O bom resultado conquistado na chuva não se sustentou na pista seca. Magnussen acabou perdendo seis posições.