BRASIL 🇧🇷 Mesmo com 12% da água do planeta, Brasil tem 35 milhões de pessoas sem água potável
35 milhões de pessoas no Brasil não têm água potável
Brasil tem 12% da água do planeta
50% das pessoas no mundo subdesenvolvido consomes água poluída
Como ouvimos desde as primeiras aulas de Ciências, “a água é a condição fundamental para a vida na Terra”. Mesmo sabendo dessa importância vital, o ser humano parece que não está cuidando como deveria dessa substância.
Quase 98% da água total do planeta é proveniente das águas dos oceanos. As alotas polares e geleiras representam 2%. Água doce de lagos, água salgada de lagos, água misturada no solo e vapor d’água fecham essa conta.
Desse total, somente 2,4% são de água doce e 0,02% está disponível em lagos e rios que podem abastecer cidades para o consumo.
Para complicar ainda mais a situação, desse ínfimo percentual, grande parcela está poluída.
O quadro é desafiador. A ONU acredita que até 2050, aproximadamente 45% da população mundial não terá a quantidade mínima de água para consumir.
Vale destacar que a situação atual não é nada animadora também. No chamado mundo subdesenvolvido, cerca de 50% da população consome água poluída. No planeta inteiro, pelo menos 2,2 milhões de pessoas, principalmente crianças com menos de 5 anos de idade, morrem todos os anos em decorrência de água contaminada e sem tratamento.
35 milhões sem água potável
Nesse cenário desafiador, especialmente no Brasil, onde 35 milhões de pessoas não têm acesso à água potável, a PWTech tem uma proposta interessante. Criada com o objetivo de transformar água contaminada em água potável, a empresa tem parcerias com a Universidade Federal de São Carlos e realiza trabalhos para governos e entidades humanitárias, como a ONU.
Vale lembrar que essas 35 milhões de pessoas moram no país que detém 12% de toda a água do planeta.