BRASIL 🇧🇷 Por que Lula decidiu não se mudar pra Granja do Torto?
- Lula decide não se mudar para a Granja do Torto até a posse;
- Presidente eleito continuará hospedado em hotel;
- Segundo assessores, o local precisa de reforma.
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decidiu que não vai se mudar para a Granja do Torto, uma das residências oficiais da Presidência, antes da posse marcada para 1º de janeiro de 2023.
O motivo, segundo dois assessores próximos do petista, é que o local precisa de uma reforma em alguns setores antes de recebê-lo. A informação foi compartilhada à coluna de Ana Flor, do g1.
A decisão de Lula foi tomada após visitar, nesta terça-feira (20), a Granja do Torto ao lado de sua esposa, Janja da Silva. Na mesma tarde, o delegado da PF (Polícia Federal) Andrei Rodrigues, escolhido para ser o próximo diretor-geral da corporação, informou que foi feita uma varredura no local para garantir a segurança do presidente eleito.
A expectativa era de que o petista se mudasse para lá nos próximos dias, especialmente por motivos de segurança. Após a vistoria, o plano foi alterado e Lula deve permanecer no hotel em que está até que uma das residências oficiais esteja apta para recebê-lo.
O Palácio da Alvorada é uma opção, mas só será desocupado por Jair Bolsonaro (PL) em 1º de janeiro, quando ele deixar a Presidência. Ainda assim, as condições do local serão avaliadas antes de Lula se mudar.
Ao longo de seus oito anos de mandato, Lula preferiu a Granja do Torto ao Palácio da Alvorada, passando longos períodos por lá.
Lula poderia ter se mudado antes para a Granja
Na história recente das transições de governo, a tradição manda que o presidente eleito fique hospedado na Granja do Torto. Entretanto, pela primeira vez isso não aconteceu.
O local estava servindo, até semana passada, de moradia para o ministro da Economia, Paulo Guedes. Ele se mudou para lá em 2020, durante a pandemia de Covid-19, a convite de Bolsonaro.
Em ocasiões passadas, Lula chegou a comentar com aliados que achava um desrespeito a atitude do ministro em não ceder a Granja a ele.