Mundo

Brasil assume presidência do G20 e mira projeção internacional

O Brasil assume nesta 6ª feira (1º.dez.2023) a presidência rotativa do G20, grupo que reúne os 19 países mais industrializados do mundo mais a União Europeia e a União Africana. É a 1ª vez que o país comandará o bloco no formato atual. O mandato vai até 30 de novembro de 2024. O comando do bloco é tido pelo governo brasileiro como uma das principais oportunidades de projeção internacional da 3ª gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O ministro de Relações Exteriores, Mauro Vieira, sintetizou o lema brasileiro em declaração durante a abertura da Comissão Nacional do G20: “Se o de 2023 marcou o retorno do Brasil ao mundo, 2024 será o ano em que o mundo voltará ao Brasil”.

Um dos objetivos de Lula no cargo é discutir mudanças nos organismos de governança mundial, como a ONU (Organização das Nações Unidas), e instituições financeiras internacionais, como o FMI (Fundo Monetário Internacional). O petista reclama com frequência das atuais regras de empréstimo para países em desenvolvimento e critica a falta de capacidade das nações de chegarem a consensos sobre problemas atuais, como os conflitos entre Israel e o grupo extremista Hamas, no Oriente Médio, e entre Rússia e Ucrânia, na Europa..

BRASIL NO G20 Segundo o governo, os assuntos prioritários da presidência brasileira serão: combate à fome, pobreza e desigualdade; 3 dimensões do desenvolvimento sustentável: econômica, social e ambiental; reforma da governança global..

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo