BRASIL 🇧🇷 Caciques do PT querem que Lula faça ‘Carta aos evangélicos’ como em 2002
- Caciques petistas querem que Lula se comprometa com os eleitores evangélicos;
- Uma das ideias é adaptar ‘Carta ao Povo Brasileiro’, de 2002, ao público religioso;
- Segmento é dominado por Jair Bolsonaro.
Os caciques petistas, que ‘dão as cartas’ dentro do partido, esperam que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assuma firmemente compromissos com o eleitorado religioso – especialmente o evangélico – em meio a um cenário de fake news que o acusam de ser contra os cristãos e as igrejas.
Para o deputado André Ceciliano (PT-RJ), uma solução seria adaptar aos tempos atuais a “Carta ao Povo Brasileiro” de 2002 e focar no debate sobre religião, que está no centro da disputa eleitoral, conforme divulgado pela Veja.
Além de garantir a liberdade religiosa, o ex-presidente também se comprometeria com os valores que são caros aos cristãos. Desde o começo desta semana, apoiadores de Lula divulgam um vídeo em que ele elenca uma série de medidas dos governos petistas em benefício das igrejas e de seus fiéis.
A campanha de Lula também busca apoio da senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA), evangélica e filha de pastor, que estaria interessada em fazer a ‘ponte’ entre o petista e o eleitorado evangélico.
A estratégia surgiu para rebater as mentiras que apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) têm contado sobre Lula ao público evangélico. O candidato à reeleição tem como objetivo fazer a chamada “guerra santa” para conquistar apoio no segmento, se valendo de falsas informações e de discursos que abordam pautas conversadoras. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determinou, nesta terça-feira (4),a exclusão de alguns desses conteúdos.
Parlamentares evangélicos entendem que o desempenho de Bolsonaro entre esse público é tão positivo porque, antes dele, nenhum político tinha aproximação real com os evangélicos. Os discursos conservadores e a presença da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que também é da religião, aumentam a popularidade do presidente.
Durante a campanha anterior ao primeiro turno, Lula apostou em jingles e panfletos exclusivos aos evangélicos e participou de ato com líderes religiosos em São Gonçalo, no Rio de Janeiro.
Qual a data do segundo turno das Eleições 2022?
O segundo turno será disputado no dia 30 de outubro, último domingo do mês. Assim como no primeiro turno, o horário em que os colégios eleitorais estarão abertos para receber os eleitores será das 8h às 17h no horário de Brasília. Locais com fuso diferentes do da capital deverão adaptar seus horários para que o encerramento em todo o país seja simultâneo.