Notícias

BRASIL 🇧🇷 ‘Grande destruição do território, garimpo infinito’, diz ministra após visitar Terra Yanomami

“O que está sendo noticiado ainda está longe de mostrar a realidade com essa presença tão forte de garimpeiros com uma grande destruição do território, é muito garimpo, é garimpo infinito”. Esta foi a declaração da ministra dos Povos Indígenas Sonia Guajajara após visitar a Terra Indígena Yanomami nessa segunda-feira (6).

A ministra está em Roraima desde o último sábado (4) para acompanhar a crise sanitária e humanitária que o povo Yanomami enfrenta devido ao avanço do garimpo ilegal. Após sobrevoar o território, ela concedeu uma entrevista em uma coletiva de imprensa.

“Os Yanomami não tem como beber água, não tem água limpa para beber e com quem a gente conversou ali eles imploraram que eles querem limpar aquela água, eles querem água para beber, não tem. As condições sanitárias, de higiene totalmente precárias. Há comunidades que você não consegue mais discernir o que é a comunidade indígena e o que é garimpo porque as vilas de garimpo estão maiores que a comunidade.”

 

Guajajara chegou no domingo à base Surucucu, dentro da terra indígena, onde acompanhou as missões promovidas para levar assistência médica de emergência e suprimentos aos indígenas. Na segunda, ela visitou comunidades no entorno.

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo