Cinco escolas da rede municipal de Goiânia são vencedoras do Prêmio Leia
As escolas municipais Moisés Santana, José Carlos Pimenta, Ary Ribeiro Valadão Filho, Professora Maria Nosídia Palmeiras das Neves e Luzia de Souza Fiuza foram reconhecidas como unidades de Goiânia vencedoras do Prêmio Leia, instituído através do Programa AlfaMais Goiás. A cerimônia de premiação foi realizada nesta quinta-feira (03/08), no Centro de Convenções de Anápolis.
As escolas premiadas obtiveram os melhores resultados no Sistema de Avaliação Educacional do Estado de Goiás (Saego-Alfa), realizada em dezembro de 2022, com os estudantes do 2º ano do fundamental. No total, 150 escolas públicas de todo o Estado receberam premiação no valor de 80 mil reais.
“Estamos felizes com o reconhecimento aos esforços da nossa gestão, e ao trabalho da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a comunidade. Saber que as nossas unidades são destaque na alfabetização é um estímulo a todos que acreditam no poder da educação”, destacou o prefeito Rogério Cruz.
O município de Goiânia tem parceria com o Estado de Goiás e faz parte do Programa AlfaMais Goiás, que tem como objetivo garantir a alfabetização de todas as crianças na idade certa, a partir dos componentes institucionais que norteiam suas ações.
Segundo o diretor da Escola Municipal Ary Ribeiro Valadão Filho, Cláudio José da Silva, a instituição, localizada no Residencial Aruanã II, recebeu o resultado do prêmio com satisfação.
“Fomos a terceira melhor escola que alfabetiza em Goiânia, coroando um trabalho coletivo que iniciou antes da pandemia e agora é possível colher os frutos. A esperança é que esse prêmio fortaleça ainda mais o trabalho pedagógico, com compra de materiais que darão estrutura ainda melhor para os profissionais da escola. E toda a comunidade escolar está comemorando”, ressaltou o diretor.
Prêmio Leia
O Programa AlfaMais Goiás tem como essência o regime de colaboração entre Estado e municípios. O prêmio Leia Mais é uma das ações do Programa e busca estimular a prática pedagógica das escolas. É respaldado pela Lei de Incentivo à Premiação, n° 21.073, aprovada na Assembleia Legislativa de Goiás, em agosto de 2021.
De início, as instituições receberão 60% do prêmio. Para receberem o valor integral, é necessário que elas cumpram os seguintes critérios: manter os resultados positivos nas próximas avaliações, adotar uma unidade escolar da rede municipal e fazer um plano de ação técnico-pedagógico para garantir o avanço das escolas adotadas. Os recursos serão disponibilizados às escolas por meio dos Conselhos Escolares, seguindo a legislação vigente.
Fotos: SME
Secretaria Municipal de Educação (SME) – Prefeitura de Goiânia