COMURG 🗑 Prefeitura de Goiânia leva serviços de limpeza urbana ao Jardim América e mais 44 bairros, nesta segunda-feira (08/08)
Ações realizadas pela Companhia de Urbanização envolvem 300 servidores em atividades de varrição para conter aumento de folhas secas em vias públicas, neste período de estiagem. Dentre espécies mais atingidas pela mudança climática estão sete-copas, gameleira e jambo-do-pará. Folhas caídas de uma só árvore enchem até dez sacos de 100 litros em um dia. Serviço é classificado como essencial para asseio, conservação da cidade e preservação da saúde pública
A Prefeitura de Goiânia atende, nesta segunda-feira (08/08), 45 bairros da capital com serviços de limpeza urbana. Ação integrante do cronograma diário da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) tem por objetivo conter o volume de folhas secas depositadas em vias públicas de maior fluxo, em decorrência do período de estiagem.
Em função das mudanças climáticas, espécies como sete-copas, gameleira e jambo-do-pará são as mais atingidas. As folhas caídas de uma só árvore enchem até dez sacos de 100 litros em um dia. Logo, o serviço é classificado como essencial para o asseio, conservação da cidade e preservação da saúde pública.
A programação de hoje envolve 300 funcionários da Comurg e atende, dentre outros bairros, o Jardim América, Vila Aurora, Jardim Goiás, Centro, Parque Amazônia, Pedro Ludovico Teixeira, Parque Atheneu, Vila Isaura, Cidade Jardim e Vila Aurora.
O trabalho consiste na varrição dos lineares de sarjeta dos dois lados das vias. O presidente da Comurg, Alisson Borges, explica que o ritmo do serviço depende do tipo de pavimentação, da existência ou não de calçadas, estacionamentos, circulação de pedestres e veículos.
Ainda, conforme o local, serviços são diários ou executados três vezes por semana, nos períodos diurnos e noturnos. “Para contemplar toda a cidade, a companhia mantém as rotas de varrição, em um serviço que ganha reforço durante a seca, que segue programação planejada”, pontua Alisson Borges.
Outro fator que determina o mapeamento e estrutura do cronograma é a prioridade às regiões de maior circulação de pessoas nas vias, além da presença de árvores mais afetadas pela queda das folhas.
Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia