Consumidores goianos atingem R$ 6 bilhões em compras virtuais
Empresas têm adotado novas estratégias para oferecer uma experiência única aos clientes e, também, vender mais
No dia 15 de setembro é comemorado o Dia do Cliente, data em que os comerciantes aproveitam para valorizar as relações com seus clientes. Isso acontece tanto nas lojas físicas quanto no mundo digital. Aliás, em Goiás, o perfil do consumidor tem se transformado rapidamente, com um número cada vez maior de pessoas conectadas e aproveitando as facilidades e descontos oferecidos pelo comércio eletrônico e pelas novas tecnologias.
No último ano, os goianos gastaram R$ 6 bilhões em compras virtuais, posicionando o estado como um dos principais mercados do Brasil e responsável por 48% das vendas online na região Centro-Oeste. Entre os produtos mais adquiridos via e-commerce, automóveis lideram, seguidos por smartphones e livros. Dados da multinacional japonesa Rakuten indicam que 29,5% dessas compras em Goiás são realizadas por dispositivos móveis.
E, para acompanhar essas mudanças e conquistar o cliente nesse universo virtual, empresas têm adotado novas estratégias, como o conceito de “Experiência Universal do Cliente”, que está ganhando força no país, com 95% dos líderes empresariais acreditando que, justamente, a experiência do cliente será o principal diferencial competitivo nesse cenário.
Para seguir nesse caminho, elas lançam mão de diversas inovações. Exemplo disso é a startup goiana Poli Digital, que desenvolve soluções que unificam canais de comunicação, como redes sociais e WhatsApp, e otimizam o relacionamento em todas as etapas da jornada. Crescendo sem parar no Brasil todo, especialmente em Goiás, a plataforma permite que as empresas ofereçam um atendimento mais ágil e personalizado, gerando maior satisfação e fidelização dos consumidores.
“Estamos vivenciando uma mudança significativa na forma como as empresas lidam com seus clientes ao longo de toda a jornada de compra, ou seja, desde o momento em que ele descobre o produto ou serviço até o atendimento pós-compra. O objetivo é proporcionar uma experiência agradável em todos os pontos de contato da empresa com o cliente, aumentando a satisfação e ajudando a construir uma relação de confiança e lealdade com a marca”, explica Alberto Filho, CEO da Poli Digital. Para isso, segundo o especialista, são utilizadas ferramentas tecnológicas que cruzam dados, trazem o histórico de relação do cliente com a empresa, analisam seus perfis de compra e sugerem produtos de acordo com a sua necessidade e preferência.
Alberto ressalta que é essencial que as empresas acompanhem essa evolução, pois o consumidor está cada vez mais exigente. Pesquisas de mercado, incluindo estudos do Procon de Goiás, mostram que o consumidor goiano busca cada vez mais qualidade e valor agregado em suas compras. “Isso inclui estar em sintonia com os clientes, entendendo suas necessidades e antecipando seus desejos, para oferecer um atendimento que supere suas expectativas e gere uma experiência única”, avalia o CEO da Poli Digital.