Crime eleitoral no Pará: PF apura ameaça a candidata

Crime eleitoral no Pará mobilizou, nesta quarta-feira (27), a Polícia Federal na Operação Bad Bykers, que investiga ameaças e coação contra uma candidata a vereadora em Porto de Moz, oeste do estado.
Com apoio do Ministério Público Eleitoral (MPE), os agentes cumpriram oito mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Eleitoral. Segundo a corporação, homens encapuzados teriam intimidado a postulante durante o processo eleitoral de 2024, colocando em risco a integridade do pleito.
Crime eleitoral no Pará: PF apura ameaça a candidata
Durante as diligências, foram recolhidos aparelhos celulares e documentos, que passarão por perícia para identificar a participação dos suspeitos e possíveis vínculos com outros delitos eleitorais. Em uma das residências vistoriadas, os policiais encontraram uma arma de fogo sem registro; o responsável pelo imóvel foi preso em flagrante e levado à Delegacia de Polícia Civil de Porto de Moz.
A PF destacou que a ação integra os esforços nacionais para assegurar eleições livres de violência política. “Nosso objetivo é coibir qualquer tentativa de coação que comprometa a liberdade de escolha do eleitor”, informou a instituição em nota oficial. Orientações sobre condutas vedadas durante campanhas podem ser consultadas no site do Tribunal Superior Eleitoral, referência em legislação eleitoral.
Todo o material apreendido será analisado nos próximos dias. Caso sejam confirmadas as ameaças, os envolvidos podem responder por crimes previstos no Código Eleitoral, que incluem penas de reclusão e multa.
Para acompanhar mais notícias sobre investigações e bastidores da política, visite a editoria Política e continue informado sobre os desdobramentos deste e de outros casos.
Crédito da imagem: Divulgação