Cúpula da COP oficializa Belém, no Pará, como sede da COP 30, e Baku, no Azerbaijão, para receber COP 29
A candidatura de Belém pelo governo brasileiro foi oficializada em janeiro deste ano.
A cúpula da COP 28 oficializou nesta segunda-feira (11) a a decisão de eleger Belém, no Pará, como a sede da COP 30, em 2025. Com isso, a cidade brasileira se tornará o palco crucial para as discussões sobre mudanças climáticas e estratégias globais para combater os efeitos adversos do aquecimento global.
Simultaneamente, Baku, no Azerbaijão, foi designada para receber a COP 29, depois de meses de indefinição e impasses com sua vizinha e adversária Arménia. O anúncio das duas cidades foi feito numa reunião presidida pelo presidente da COP 28, Sultan Al Jaber.
A candidatura de Belém pelo governo brasileiro, porém, foi oficializada em janeiro deste ano. No vídeo em que divulgou a escolha da sede, o presidente Lula afirmou que era “uma notícia extraordinária para dar ao povo do estado do Pará, para a cidade de Belém e para o Brasil”.
“Eu já participei de COP no Egito, em Paris, em Copenhague, e o pessoal só falava da Amazônia, só falava da Amazônia. E eu dizia assim: ‘por que, então, não fazer a COP em um estado da Amazônia para vocês conhecerem o que é a Amazônia? Verem o que são os rios da Amazônia, as florestas da Amazônia, a fauna da Amazônia'”, disse o presidente no vídeo.