De forma simbólica: 72 mil estudantes da rede municipal em Goiânia recebem colchonetes e bolas suíças
Material será utilizado conforme cronograma das equipes do Programa Saúde na Escola para realizar as ações nas escolas e Cmeis
A Prefeitura de Goiânia, por meio das secretarias municipais de Educação (SME) e Saúde (SMS), entrega de forma simbólica, durante o Mutirão no último sábado (22/6), às 11h30, colchonetes e bolas suíças, na Escola Municipal Professor Nadal Sfredo, no Jardim Liberdade. Os materiais serão utilizados nas práticas corporais, dentro do Programa Saúde na Escola (PSE), e beneficiarão mais de 72 mil estudantes da rede municipal.
No total, serão distribuídos 401 colchonetes e 437 bolas suíças (acessório versátil utilizado em modalidades como yoga, pilates e ginástica). O material será utilizado conforme o cronograma das equipes do PSE para realizar as ações nas escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). De acordo com a enfermeira e coordenadora do PSE na rede municipal de ensino, Marislei Brasileiro, é necessário ter atenção com a promoção da saúde de nossas crianças.
“Em Goiás, o cenário é de alerta. Dados do Ministério da Saúde, por meio do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional (Sisvan), revelam que, em 2023, o estado de Goiás chegou a registrar 14,23% de crianças entre 5 e 10 anos obesas. O quadro é preocupante e uma das ações do PSE inclui as práticas corporais, para além das aulas de educação física. Os materiais específicos que serão entregues, tais como bolas suíças e colchonetes, são fundamentais para promoção de saúde”, ressalta Marislei.
PSE
O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma iniciativa dos Ministérios da Educação e da Saúde, que tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde. O programa é regulamentado pela Portaria Interministerial nº 1.055 de 25 de abril de 2017, e a pactuação é renovada a cada dois anos.
Em 2023, em Goiânia, as secretarias pactuaram 190 instituições, dentre elas escolas, Cmeis e Ceis, com a participação de 320 equipes de Saúde da Família.