Dívidas? Mutirão para renegociar começa nesta quarta, 1º de março
Tem dívidas atrasadas? O Mutirão de Negociação e Orientação Financeira, que começa nesta quarta, 1º de março em todo o Brasil, é a oportunidade para se livrar dessa dor de cabeça!
A iniciativa é da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) em parceria com o Banco Central do Brasil, a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) e Procons de todo o país.
São elegíveis para a negociação dívidas no cartão de crédito, cheque especial, crédito consignado e outras modalidades de crédito em atraso com bancos ou financeiras, exceto aquelas que tenham bens dados em garantia.
Tem dívidas? Veja como participar do Mutirão
A negociação pode ser feita diretamente com o banco ou financeira pelos canais oficiais da instituição ou pelo portal Consumidor.gov.br, que pode ser acessado por meio da conta Gov.br prata ou ouro do consumidor.
Na página sobre o Mutirão Nacional, é possível encontrar vídeos que orientam sobre como acessar o portal, encontrar a instituição e abrir o pedido de negociação.
A renegociação de dívidas geralmente ocorre por meio de alongamento de prazos, redução de taxas, alteração nas condições de pagamento, obtenção de recursos adicionais ou migração para outras modalidades de crédito mais baratas.
A ideia é oferecer aos consumidores a oportunidade de negociar com bancos as dívidas que estiverem em atraso. A campanha vai até 31 de março, e durante a negociação, os bancos poderão ofertar descontos e prazos especiais de pagamento.