ELEIÇÕES 🗳 Pesquisa Datafolha: Lula tem 51% entre os jovens de capitais, contra 20% de Bolsonaro
- Pesquisa Datafolha com recorte entre os jovens aponta ampla vantagem de Lula
- Petista tem 51% das intenções entre pessoas de 16 e 29 anos nas capitais, contra 20% de Bolsonaro
- O atual presidente lidera no quesito rejeição, com 67% dos entrevistados dizendo que não votariam nele
Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é o candidato preferido de metade da população jovem que vive nas capitais estaduais do país para aeleição presidencial deste ano. Foi o que mostrou uma pesquisa divulgada pelo Datafolha na manhã desta quarta-feira (27)
De acordo com o resultado, o petista tem 51% das intenções de voto entre os entrevistados, contra apenas 20% do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL). Ciro Gomes (PDT) aparece na terceira posição, com 12%. A margem de erro é de três pontos para mais ou para menos.
A pesquisa entrevistou pessoas de 16 a 29 anos de 12 capitais do Brasil, entre os dias 20 e 21 de julho. Foram ouvidos 935 jovens em São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza, Recife, Porto Alegre, Curitiba, Goiânia, Brasília, Manaus e Belém.
O resultado é semelhante ao obtido em uma pesquisa anterior, divulgada em junho pelo Datafolha, na qual 54% dos entrevistados entre 16 e 24 anos diziam que votariam em Lula. Bolsonaro tinha 24%, enquanto Ciro aparecia com 10%.
Também como em praticamente todas as outras pesquisas, os outros candidatos aparecem bem abaixo. No recorte do Datafolha divulgado nesta quarta, André Janones (Avante) tem 2%, enquanto Simone Tebet (MDB), Vera Lúcia (PSTU), Pablo Marçal (Pros), Leonardo Péricles (UP) e Sofia Manzano (PCB) somam 1%. Os outros nomes na disputa não pontuaram.
O resultado da pesquisa espontânea, que não apresenta uma lista de candidatos ao entrevistado, traz Lula com 41%. Bolsonaro aparece com 17% e Ciro vem na sequência, com 3%. Neste cenário, 25% dos entrevistados disseram que não sabem em quem votarão. Outros 13% afirmaram que o voto será branco ou nulo.
Entre as mulheres jovens nas capitais, a vantagem de Lula é ainda maior: 58%, contra 16% de Bolsonaro e 10% de Ciro. Entre os homens, o petista tem 44%, seguido dos 24% do atual presidente e dos 14% do pedetista.
Em uma simulação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, o petista aparece com 61% neste recorte, enquanto o presidente tem 27%.
Rejeição de Bolsonaro
Bolsonaro só lidera quando o quesito é a rejeição entre os jovens. Entre os entrevistados, 67% disseram que não votam no candidato do PL de jeito nenhum. Lula vem na sequência, com 32%.
A avaliação do atual governo também não é boa, com 55% dos jovens avaliando o trabalho do presidente como ruim ou péssimo. Outros 31% acreditam que a atuação é regular, enquanto 13% avaliou como boa ou ótima.
Qual a data das Eleições 2022?
O primeiro turno das eleições será realizado no dia 2 de outubro, um domingo. Já o segundo turno – caso necessário – será disputado no dia 30 de outubro, também um domingo.
Veja a ordem de escolha na urna eletrônica nas Eleições 2022
- Deputado federal (quatro dígitos)
- Deputado estadual (cinco dígitos)
- Senador (três dígitos)
- Governador (dois dígitos)
- Presidente da República (dois dígitos)