Notícias

Em Goiânia: dos 95% previstos, somente 26,59% crianças tomaram as gotinhas contra poliomelite; prefeitura de Goiânia

Meta era vacinar, até o dia 14 de junho, 95% das crianças de 1 e 4 anos de idade com vacina oral (VOP), mas somente 26,59% tomaram as gotinhas

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) concluiu a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite com um balanço que, apesar dos esforços significativos das equipes de imunização, ficou distante da meta. Entre 27 de maio e 14 de junho, foram vacinadas com a vacina oral (VOP) 17.780 crianças entre 1 e 4 anos de idade, o equivalente a 26,59% do total de um público estimado de 63.594 crianças.

Na tentativa de aproximar ao máximo da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, de 95%, diversas ações foram implementadas, durante a campanha, para alcançar as crianças menores de 5 anos. Uma das iniciativas foi o Dia D de Vacinação, realizado em 8 de junho, com doses disponibilizadas pelo município em 40 salas de vacina, e no Parque Mutirama, que teve a presença do Zé Gotinha.

“Para conscientizar os pais e responsáveis sobre a importância desse reforço da Pólio, também tivemos mobilização nos Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis). Além da conscientização, colocamos uma unidade em cada Distrito Sanitário, atuando como ponto de vacinação”, explica a gerente do Departamento de Imunização da SMS, Tulyanne Alves.

“Além disso, diariamente a vacina foi disponibilizada em 67 salas de vacinação, estrategicamente distribuídas por toda a cidade, garantindo acesso facilitado aos pais e responsáveis que ainda podiam procurar as unidades abertas nos finais de semana”, conclui a gerente.

Tullyanne lamenta o resultado da campanha e informa que, a partir de agora, a vacinação segue conforme o calendário do Programa Nacional de Imunização (PNI). “Agora voltamos para a vacinação de rotina com da VIP, forma injetável, que é aplicada na criança aos 2, 4 e 6 meses, e a VOP só será ministrada como reforço em crianças de 1 ano e 3 meses, e depois com 4 anos”, informa.

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo