
Em meio à tensão do tarifaço, Tarcísio almoça com Bolsonaro – o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), almoçou nesta quinta-feira (10) com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em uma churrascaria em Brasília.
Em meio à tensão do tarifaço, Tarcísio almoça com Bolsonaro
A reunião ocorre em meio a uma crise diplomática entre Brasil e Estados Unidos, após o presidente americano, Donald Trump, anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. De acordo com apuração da CNN, Tarcísio e Bolsonaro discutiram os impactos da medida e não descartam uma ação integrada para tentar reverter a decisão.
Ambos interpretam o aumento das tarifas como uma resposta política de Trump em defesa de Bolsonaro, que, segundo eles, estaria sendo alvo de perseguição judicial no Brasil. Apesar dessa leitura, o ex-presidente e o governador buscam estratégias para minimizar os prejuízos econômicos da medida.
No anúncio oficial, Trump afirmou que a nova tarifa era uma reação à postura do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação a Bolsonaro, investigado por suposta tentativa de golpe de Estado.
Em resposta, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou que as tarifas serão respondidas com base na Lei de Reciprocidade Econômica, sancionada em abril. Lula reforçou que o processo judicial contra Bolsonaro é de competência exclusiva da Justiça brasileira e não está sujeito a “ingerência ou ameaça” estrangeira.