Mundo

Entenda as sanções econômicas que EUA vão impor à Rússia

  • O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, através de pronunciamento oficial nesta quinta-feira afirmou que o ataque russo contra a Ucrânia “não foi provocado”, mas sim, “premeditado por Putin”;
  • O pronunciamento ocorreu na Casa Branca logo após reunião virtual a portas fechadas com o G7, grupo composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido;
  • O líder norte americano prometeu atingir duramente a economia russa com sanções que atingirão um terço dos bancos russos, mas voltou a negar que a Otan enviará tropas à Ucrânia.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, através de pronunciamento oficial nesta quinta-feira (24), afirmou que o ataque russo contra a Ucrânia “não foi provocado”, mas sim, “premeditado por Putin” e, por isso, os EUA e seus aliados estão aplicando “a maior sanção econômica da história” contra a Rússia. Em mensagem publicada no Twitter, ele informou que concordou “em avançar com pacotes devastadores de sanções e outras medidas econômicas para responsabilizar a Rússia”.

Na avaliação do líder americano, “Putin é o agressor e quem escolheu a guerra”, uma vez que “nunca foi uma questão de se defender”. além de criticar os motivos da Rússia para ter invadido a Ucrânia, Biden ainda adiciona: “Hoje, estou autorizando sanções fortes e novos limites sobre o que pode ser exportado para a Rússia, com custos fortes à Rússia agora e ao longo do tempo”.

O pronunciamento ocorreu na Casa Branca logo após reunião virtual a portas fechadas com o G7, grupo composto por Alemanha, Canadá, Estados Unidos, França, Itália, Japão e Reino Unido. O líder norte americano prometeu atingir duramente a economia russa com sanções que atingirão um terço dos bancos russos, mas voltou a negar que a Otan enviará tropas à Ucrânia.

Entre as sanções anunciadas pelo Presidente dos Estados Unidos estão:

Restringir a capacidade da Rússia de fazer negócios em dólares, euros, libras e ienes para fazer parte da economia global;
Restringir capacidade de financiar e aumentar as forças armadas russas;
Impacta a capacidade da Rússia de competir na economia de alta tecnologia do século 21;
Bancos russos que juntos detêm cerca de US$ 1 trilhão em ativos sofrerão sanções.
Segundo o presidente norte-americano, “Putin será um pária no cenário internacional”, acrescentou. “A escolha de Putin de fazer uma guerra totalmente injustificável contra a Ucrânia deixará a Rússia mais fraca e o resto do mundo mais forte”.

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo