Entenda como a recomposição florística realizada próximo ao Córrego Pedreira, no Residencial João Paulo II
Em alusão à Semana Mundial do Meio Ambiente, Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma) faz plantio de mudas nativas do Cerrado em local que sofria com invasões e aterramento da área brejosa
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), realizou a recomposição florística com o plantio de 30 novas árvores em uma área desapropriada na Rua VS 7, no Residencial João Paulo II.
A ação faz parte das atividades em alusão à Semana Mundial do Meio Ambiente, que será lançada pelo Paço Municipal na próxima quarta-feira (5/6).
O plantio faz parte do projeto de recuperação da Área de Preservação Permanente (APP), que fica próximo ao Córrego Pedreira, em Área Pública Municipal (APM). As árvores servirão de barreira natural, no futuro, para evitar erosões e garantir a permeabilidade do solo.
“Realizamos a operação de desapropriação na semana passada, retirando invasores e aplicando mais de R$ 500 mil em multas. Por se tratar de uma área brejosa, já com água, a intenção da ação foi garantir a recuperação da nascente. Portanto, o plantio contribuirá em muito para a recuperação ambiental da área”, explica o presidente da Amma, Nadim Neme.
As mudas plantadas colaboram para a saúde do solo e evitarão processos erosivos, com diminuição da temperatura ambiente através do microclima sob sua copa. Também auxiliam na absorção da água da chuva e sua contenção no solo, e contribuem para conservação da fauna, como fonte de alimentação, e servem de abrigo para ninhos e descanso.
Entre as mudas de árvores plantadas na área estão espécies como ipê amarelo, branco e sangra d’água. “A expectativa é de que no período chuvoso façamos novos plantios em toda a área, inclusive em terrenos não brejosos, para garantir a recuperação de toda o terreno”, explica a bióloga e chefe de gabinete da Amma, Wanessa Castro.