Entenda os números: 30 milhões de atividades realizadas via CREs de Goiás
Plataforma do Governo de Goiás alcança todos os estudantes da rede estadual de educação. Mais de 275 mil estudantes do Ensino Fundamental fizeram atividades extras que resultaram em crescimento de proficiência e consolidação do trabalho com tecnologias educacionais inovadoras
Com milhares de acessos em toda a rede estadual de ensino no primeiro semestre letivo de 2024, o programa Ser Goiás tem contribuído com a aprendizagem de 275.949 estudantes em todo o estado. A multiplataforma é desenvolvida pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com a Fundação Sagres.
A solução educacional envolve tecnologia que permite a análise de cada regional de ensino e unidade escolar. A partir da frequência de uso e do desempenho dos alunos são adotadas estratégias personalizadas, que apoiam o professor na consolidação do ensino e no acompanhamento do estudante periodicamente.
Os dados indicam que mais de 30 milhões de atividades foram realizadas e em algumas das Coordenações Regionais de Educação (CREs) de Goiás, a taxa de participação está acima de 99%. Na CRE de Goiatuba, por exemplo, o alcance de acessos por parte dos estudantes registrados no ambiente virtual de aprendizagem foi de 99,30%. Ainda no topo da lista de regionais com mais acesso estão Trindade, Silvânia, Mineiros, Itaberaí e Iporá.
O aumento do alcance impactou diretamente no desempenho nas atividades de Língua Portuguesa e Matemática nas unidades escolares goianas. Na Escola Estadual Alfredo Nasser, de Goiatuba, o desempenho positivo dos estudantes nestas áreas do conhecimento ultrapassa os 97%. No mês de junho, o ambiente digital de aprendizagem bateu recorde de acessos, ultrapassando por diversas vezes a marca dos 50 mil diários.
“Estamos fazendo avaliações periódicas com os estudantes e podemos identificar onde está a dificuldade do aluno em cada componente curricular. É possível personalizar o conteúdo e compreender de forma mais eficaz o que precisa ser estimulado conforme a regional e a escola,” explica a Superintendente de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Seduc, Giselle Faria.
A superintendente informa ainda que, por meio do monitoramento, é possível identificar os estudantes que não estão acessando a plataforma e mobilizá-los com comunicação on-line e nas escolas.
De acordo com a gerente do Ensino Fundamental da Seduc, Tamara Trentin, “No primeiro semestre de 2024, observamos o comprometimento dos estudantes e professores com a aprendizagem. Programas ofertados pela plataforma, como o “Desafio Crescer” e as atividades das aulas da Formação Geral Básica, tiveram alta adesão,” afirma ela.
Além disso, Tamara Trentin explica que houve um significativo envolvimento com outros programas, como a série “Só VEM”, voltada para o componente curricular de Projeto de Vida, e dentro da eletiva de “Meio Ambiente” o ambiente virtual, que disponibiliza materiais para refletir sobre práticas sustentáveis a partir do protagonismo estudantil.