ESTADO 🏙 Goiás terá chuva de 15 mm e tempestade de areia nesta semana
Temperaturas em quase todo o estado devem baixar, deixando o clima mais agradável, principalmente na região Sul e Sudeste. Ainda não há possibilidade de chuva em Goiânia
Uma frente fria chegou a Goiás nesta segunda-feira, 8, e vai causar zonas de instabilidade, ou seja, chuva no decorrer da semana. De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), neste período, as temperaturas em quase todo o estado devem baixar, deixando o clima mais agradável, principalmente nas regiões Sul e Sudeste.
Ainda não há possibilidade de chuva em Goiânia. Vale ressaltar que a região Centro-Norte de Goiás está com mais de 100 dias sem nenhuma precipitação. E, de acordo com a Cimehgo, a situação só deve mudar em outubro, início da primavera.
O avanço de uma frente fria pela região sudeste do Brasil vai propiciar a formação de um corredor de umidade, que vai influenciar a parte Centro Sul de Goiás com o aumento da nebulosidade, com isso teremos a formação de áreas de instabilidade com destaque para as regiões sudoeste e sul do Estado”, explicou André Amorim gerente da Cimehgo.
A princípio a previsão aponta que nesta terça-feira, 9, o estado pode ter rajadas de vento, principalmente no interior. Já na quarta-feira, 10, é esperada chuvas de até 15 milímetros em alguns municípios. Na quinta e sexta-feira o ar frio poderá ser melhor sentido, até mesmo em Goiânia, que poderá marcar até 13°C.
André ainda explica que, atualmente, no estado prevalece uma massa de ar quente e o choque com a corrente de ar úmida e fria pode provocar tempestades de areia.
“Como nós estamos ai com um massa de ar muito quente e outra massa, essa frente fria, que úmida e com temperatura mais baixa, pode sim provocar aquelas tempestades de areia. Isso porque nós teremos ai as rajadas de vento em detrimento ao avanço dessa frente fria, então, é importante a população está atenta a essa situação. Essa semana teremos temperaturas elevadas, chuva, temperaturas, temperaturas mais baixas, mas também a possibilidade dessas tempestades de poeira. “, explicou André Amorim
Em função disso, a população não deve baixar a guarda em relação a baixa umidade do ar.
“Apesar de serem dois dias de chuvas, volta-se à estaca zero novamente. Dá uma aliviada, mas a gente retorna com os nossos problemas do período de estiagem. Porque o período de estiagem não para, ele dá uma trégua. ”, ressaltou André.
Veja a previsão do tempo para alguns municípios para terça-feira, 9:
Goiânia
T: Min 17ºC Máx 32ºC
Chuva: 00mm
Ar: Min 25% Máx 75%
Itumbiara
T: Min 18ºC Máx 31ºC
Chuva: 2mm
Ar: Min 30% Máx 75%
Jataí
T: Min 17ºC Máx 29ºC
Chuva: 15mm
Ar: Min 50% Máx 91%
São Simão
T: Min 19ºC Máx 25ºC
Chuva: 10mm
Ar: Min 50% Máx 91%
Rio Verde
T: Min 17ºC Máx 29ºC
Chuva: 5mm
Ar: Min 50% Máx 91%
Catalão
T: Min 18ºC Máx 31ºC
Chuva: 00mm
Ar: Min 30% Máx 70%