ESTADO 🏙️ Sedi abre plataforma em nuvem do Executivo para a Defensoria Pública
A Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) assinou, nesta quarta-feira (7), um Termo de Cooperação Técnica com a Defensoria Pública do Estado de Goiás (DPE-GO), para oferecer os serviços de infraestrutura, plataforma e software por meio da nuvem privada do Estado, a Go Cloud. A partir de agora, a Defensoria Pública participará de todo ambiente de dados compartilhados do Estado para melhorar a qualidade de vida da população e a tomada de decisão. Ela vai usufruir de componentes fundamentais do Data Center, a exemplo de recursos computacionais, de armazenamento, de manutenção energética e refrigeração.
Para o secretário de Desenvolvimento e Inovação, Marcio Cesar Pereira, a cooperação com a Defensoria Pública contribui com a transformação digital no Estado e visa melhorar a vida do cidadão. “O projeto que estamos desenvolvendo na secretaria é dar suporte não só de máquinas, mas também técnico, porque no final das contas o Estado quer usar a tecnologia da informação para simplificar as questões burocráticas e facilitar a vida das pessoas”.
O defensor público-geral do Estado de Goiás, Domilson Rabelo da Silva Júnior, explica que a parceria com a Sedi vai oferecer ferramentas essenciais para o crescimento da Defensoria Pública. “O aprendizado de reuniões com o governador, chefes de poderes e órgãos autônomos mostra que todo muito precisa cooperar naquilo que tem a oferecer”, falou ao citar a cooperação da OVG na realização de testes de paternidade e da GoiásPrev para análise de processos de aposentadoria.
Go Cloud
Lançada em junho de 2022, a plataforma de computação em nuvem Go Cloud oferece infraestrutura moderna, com o intuito de expandir a capacidade digital do Governo de Goiás, desburocratizar processos e melhorar a oferta de serviços digitais para a população.
O Governo de Goiás investiu mais de R$70 milhões em nuvem privada e outros R$25 milhões em equipamentos de Data Center nos últimos quatro anos, resultando em mais praticidade, modernidade, segurança e eficiência.
Fonte: Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi)