EXTRA 📰 NASA perde contato com a espaçonave Orion em meio à missão lunar Artemis 1
- A NASA perdeu o contato com a espaçonave por quase 2 horas na manhã de quarta-feira ;
- A espaçonave não sofreu efeitos nocivos aparentes, disseram funcionários da NASA.
- A falha ocorreu enquanto um link entre a cápsula e o conjunto de antenas utilizado na comunicação era reconfigurado;
A NASA perdeu contato inesperadamente com sua cápsula Orion na manhã de quarta-feira (23), por razões que ainda permanecem misteriosas. A interrupção da comunicação durou 1 hora e 47 minutos, mesmo assim a espaçonave não sofreu efeitos nocivos aparentes, disseram funcionários da NASA.
Apesar de ter tido um bom desempenho desde o lançamento da missão lunar Artemis 1 em 16 de novembro , a espaçonave não tripulada apresentou a falha, enquanto um link entre a cápsula e a Deep Space Network – o conjunto de antenas utilizado na comunicação- era reconfigurado.
A reconfiguração foi conduzida com sucesso várias vezes nos últimos dias, e a equipe está investigando a causa da perda de sinal”, escreveram funcionários da NASA em uma breve atualização na quarta-feira .
“A equipe resolveu o problema com uma reconfiguração no lado do solo”, acrescentaram. “Os engenheiros estão examinando os dados do evento para ajudar a determinar o que aconteceu, e o oficial de comando e tratamento de dados fará o download dos dados registrados a bordo do Orion durante a interrupção para incluir nessa avaliação”.
A Orion está se preparando para uma manobra crucial: está programado para realizar uma queima de motor na sexta-feira (25 de novembro) que inserirá a cápsula em órbita ao redor da lua. Se tudo correr bem, Orion ficará nessa órbita por cerca de uma semana e depois voltará para a Terra em 1º de dezembro.
A cápsula chegará aqui com um mergulho de pára-quedas no Oceano Pacífico, na costa da Califórnia, em 11 de dezembro.
O Artemis 1 é um cruzeiro radical para a Orion e para o gigantesco Space Lunch System (SLS) da NASA , o foguete mais poderoso a voar com sucesso. A dupla está programada para pilotar astronautas pela primeira vez em 2024 no Artemis 2, que enviará um Orion tripulado ao redor da lua.
O Artemis 3 seguirá mais ou menos um ano depois, pousando astronautas perto do polo sul da lua – o local onde a NASA pretende construir um posto avançado tripulado, um dos principais objetivos de seu programa Artemis .