Favorece Caiado: Tarcísio diz que vai concorrer à reeleição em SP
Desde resultado das eleições municipais em São Paulo, circula a tese de que governador concorreria à Presidência da República em 2026
Declaração do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), que afirmou que vai tentar a reeleição em 2026, favorece o cenário do postulante ao Palácio do Planalto, governador de Goiás (União Brasil). Isto porque, sendo analistas, Tarcísio seria um candidato de peso considerável com votos da direita. Sem ele, Caiado ganha relevância e pode ser favorecido no cenário em 2026.
Desde o resultado das eleições municipais — com vitória para o grupo político dele em São Paulo — circula a tese de que o caminho é a Presidência da República. Tarcísio, no entanto, nega.
“A única coisa que eu vou concorrer é a reeleição ao governo”, disse à CNN. “A visão de hoje vai se manter daqui dois anos”, reiterou sobre sua disposição de não concorrer à presidência. “Eu já venho dizendo isso, mas as pessoas não acreditam. Quero ver quando chegar 2026, e todo mundo ver que eu estava falando (o que era) para valer”, complementou.
Tarcísio disse acreditar que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) conseguirá voltar a ser elegível até 2026..
“Os motivos da inelegibilidade são muito frágeis. O meu candidato é ele. Eu estarei com ele (Bolsonaro)”, disse.
O governador de São Paulo avalia que os partidos ainda estão se organizando para 2026 e que uma eventual vitória de Donald Trump, nos Estados Unidos, poderia gerar pressão no Brasil sobre a condição de Bolsonaro.
Após o resultado de segundo turno, Tarcísio tem evitado entrevistas de vídeo porque não quer falar sobre o assunto. “A eleição (municipal) já passou. Agora é virar a página”, disse.
O governador de SP ressaltou que, desde as eleições, fez quatro leilões, e ainda neste mês irá inaugurar a rodovia que liga Caraguatatuba a São Sebastião.