Notícias

Flexibilização das máscaras: quando é seguro ficar sem o item de proteção?

Nesta quarta-feira (9), o governo de São Paulo anunciou que não será mais obrigatório usar máscaras em locais abertos. No Rio de Janeiro, desde a última segunda (7), a necessidade do item de proteção deixou de existir tanto para ambientes abertos quanto fechados.

Mas, quando é efetivamente seguro deixar de usar máscaras? Os especialistas Vitor Mori, pesquisador da Universidade de Vermont e membro do Observatório Covid-19 BR, e Ethel Maciel, pós-doutora em Epidemiologia pela Johns Hopkins University e Professora Titular da Universidade Federal do Espírito Santo, tiram dúvidas sobre o uso de máscaras daqui para frente.

Os temas abordados são:

  1. É seguro ficar sem máscaras em ambientes abertos?
  2. E em locais fechados?
  3. Quem deve continuar usando máscaras?
  4. E quem quiser continuar usando máscara?
  5. A pandemia acabou?

É seguro ficar sem máscaras em ambientes abertos?

Diante do anúncio do governo paulista de que não é mais necessário usar máscaras em locais abertos, a pergunta que fica é: essa decisão é acertada ou é perigosa? Vitor Mori afirma que não vê problemas quanto à liberação do uso do item de proteção em ambientes ao ar livre.

“Sabemos que locais abertos são muito mais seguros. De certa forma, até me surpreende um pouco ter demorado tanto, né? Estamos falando de espaço aberto agora. Muitos lugares, mesmo já em 2020, com conhecimento sobre a transmissão pelo ar, já fizeram flexibilizações. Então, eu acho que isso é uma situação que não oferece grandes riscos, grandes problemas”, avalia.

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo