Goiás

FOTOS | Com mais de R$ 10 milhões em negócios futuros, Amarê Fashion faz balanço positivo e aposta em crescimento ainda maior para a próxima edição

Semana da Moda Goiana recebeu mais de 15 mil pessoas em cinco dias de programação

 

Goiânia, setembro de 2023 – Inclusão social, meio ambiente e novos negócios. A Amarê Fashion superou as expectativas em sua segunda edição, que teve como tema “Futuro e a Sustentabilidade da Moda”. Em cinco dias – um a mais que em 2022, a Semana da Moda Goiana recebeu mais de 15 mil pessoas e estima uma movimentação de mais de R$ 10 milhões, considerando o desdobramento das negociações iniciadas dentro das rodadas de negócios, consolidando o evento como importante propulsor da moda goiana em âmbito nacional e internacional, já que contou com a presença de representantes de 14 países – África do Sul, Argentina, Áustria, Chile, Congo, Costa do Marfim, Gana, Nigéria, Países Baixos, Quênia, República Dominicana, Senegal, Togo e Zimbábue.

 

Realizada pelo Sebrae Goiás (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) junto com o Governo do Estado de Goiás, por meio do Goiás Social e Secretaria da Retomada, e o Sistema Fecomércio Sesc-Senac, a Semana da Moda Goiana tem como principal propósito estruturar e consolidar o segmento de moda no Estado. “Nesta edição fomos além da passarela e das rodadas de negócios – tão fundamentais para a economia, empregabilidade e apresentação dos criativos locais -, buscamos dar visibilidade também a ações sociais como o lançamento da marca Tuya Kalunga e apresentar dados técnicos importantes para o segmento, como: “Estudo de Viabilidade para tratamento de Resíduos Têxteis – Indústrias Têxteis Instaladas no Município de Goiânia” e o “Caderno de Tendências da Moda”, afirma diretor superintendente do Sebrae Goiás, Antônio Carlos de Souza Lima Neto.

 

Na passarela, a inclusão ganhou ainda mais destaque com a presença de belezas reais. Assinado pela diretora de moda Roberta Marzolla, responsável por alguns dos mais importantes desfiles e eventos de moda nacional e internacional, e com co-direção do renomado Ronaldo Oliveira, referência nacional na produção de desfiles, cursos e eventos de moda, além do styling de João Nel, que é professor de Moda do Senac SP e stylist do quadro Beleza Renovada no SBT, os 21 desfiles de mais de 30 marcas e os looks do Senac Fashion School e do Concurso de Estilistas apresentaram a moda autoral goiana a convidados e aos mais de 400 empreendedores que vieram do interior do Estado nas 16 caravanas promovidas pelas Gerências Regionais do Sebrae para ver de perto as tendências e estabelecer novos contatos comerciais.

Desfile Senac Fashion School
A emoção foi regra na passarela. Com orientação e mentoria do estilista goiano Theo Alexandre, o desfile dos 15 alunos do Senac Fashion School impactou o público com a homenagem ao estilista João Queiroz (famoso na moda goiana e um dos pioneiros a incentivar a criação no Estado, e que foi ex-aluno do Senac). Além das peças apresentadas no propósito da sustentabilidade, outro ponto alto foi a participação de modelos com deficiência, como Lari Mariano, consultora do Teleton, e do paratleta e modelo João Victor Cardoso.

 

Para o presidente do Sistema Fecomércio Goiás, Marcelo Baiocchi, o desfile do Senac Fashion School provou que a entidade é a maior autoridade da moda no Estado. “Esse desfile foi a prova de que o Senac está capacitando grandes profissionais que irão escrever a história da moda no nosso estado e em todo Brasil. Sem dúvidas, a Semana da Moda Goiana é uma oportunidade para mostrar o que Goiás tem de melhor. Fazer parte de uma iniciativa tão importante para a economia e desenvolvimento regional, movimentando milhões de reais todos os anos, é uma realização, sobretudo porque sabemos que continuamos fazendo aquilo que sabemos fazer de melhor: capacitar, incluir, divulgar e expandir”, afirma.

Concurso de Estilistas

 

Já o Concurso de Estilistas, competição com participação de estudantes de quatro instituições parceiras: Universidade Federal de Goiás (UFG), Universidade Estadual de Goiás (UEG), Universidade Salgado de Oliveira (Universo) e Estácio de Goiás, e apoio da Sou de Algodão e Cia do Couro, surpreendeu a banca avaliadora, formada pelos estilistas Naya Violeta, Theo Alexandre, Isa Silva, o designer de moda Raphael Aquino, a professora universitária de desenho de moda e artista visual Cacilda Vitória e a gerente do Clube de Costura, Rogélia Pinheiro, pela criatividade e qualidade das peças apresentadas. No total, foram 53 inscrições, sendo 49 homologadas, de acordo com o edital, e três vencedores: com sua originalidade e estilo ousado, “Zazup”, criada pelas estudantes Rayane Aparecida e Lys Rosa, da UFG; pela combinação única de elementos tradicionais e contemporâneos, “Tempo e Espaço”, de autoria do estudante Deusivan Martins, da UFG; e pelo enfoque inovador na moda afro-brasileira, “Project_afromush”, criada pelo estudante João Henrique de Oliveira, da UEG.

 

Social e sustentável
Esta edição ganhou um programa voltado para causas sociais e sustentabilidade: o Amar é, iniciativa que tem como objetivo alavancar o desenvolvimento de famílias em vulnerabilidade social. E uma das primeiras ações foi justamente o apoio à Associação de Mulheres Kalunga de Monte Alegre, através do lançamento da marca Tuya Kalunga, criada por mulheres da comunidade quilombola do Tinguizal, que fica no município de Monte Alegre de Goiás, no Nordeste Goiano, a 573 km capital. Neste universo do vestuário, a moda com ancestralidade ganha espaço e proporciona inclusão, diversidade e representatividade de mulheres quilombolas.

Lançamento da marca Tuya Kalunga

 

Atualmente 32 mulheres participam das atividades em corte e costura por meio da Associação e produzem roupas, acessórios e tapetes com adereços tradicionais, mas ainda com pouco acabamento e qualificação – o que deve mudar a partir de agora com a ação do Sebrae, do governo estadual com as Secretarias da Retomada e Desenvolvimento Social, que trabalham projetos e ações para que a própria comunidade possa criar e produzir a moda local, sendo capacitadas em formação empreendedora e aceleração em design para destravar o processo criativo para elementos da moda, dentre outras ações. De acordo com o diretor superintendente do Sebrae Goiás, o próximo passo é a capacitação em várias etapas. “Nossa intenção é que a marca Tuya Kalunga seja exemplo de um caso de sucesso e seja comercializada em Goiás, no Brasil e no mundo”, disse.

 

“A Amarê Fashion é uma possibilidade de divulgar e também de fortalecer o programa de apoio do governo de Goiás aos APLs (Arranjos Produtivos Locais), com atenção especial ao setor têxtil. É uma política pública completa, que emancipa a população vulnerável com capacitação e renda; que fortalece a economia dos municípios porque o recurso investido na formação de cooperativas é gasto obrigatoriamente no comércio local, e tudo isso leva ao desenvolvimento econômico do estado”, pontua César Moura, secretário de Estado da Retomada.

 

Outra ação importante da Semana da Moda Goiana foi a apresentação do Estudo de Viabilidade para tratamento de Resíduos Têxteis – Indústrias Têxteis Instaladas no Município de Goiânia”, como forma de diminuir o impacto ambiental dessa produção de larga escala. O documento faz um raio-X de todas as regiões da cidade, com seus bairros e números de indústrias têxteis, e descreve o resultado de entrevistas com várias delas para saber como é feito o descarte de seus resíduos, incluindo os têxteis (tecidos), diversos (não-têxteis) e líquidos (tintas). Além de trazer exemplos de formas atuais de reaproveitamento, reciclagem e descarte desses tipos de resíduos, o estudo também indica a viabilidade financeira de implantar um programa amplo desse tipo na capital goiana.  O estudo pode ser baixado aqui.
Já o “Caderno de Tendências da Moda”, lançado pelo Sebrae Goiás durante a Amarê Fashion e produzido sob encomenda pela empresa Knowtec (Dot), apresenta o cenário da moda no mundo, no Brasil e em Goiás, e as principais mudanças do comportamento do consumidor que impactam a moda, tendências do mercado e como o empreendedor pode aproveitar cada uma delas, além da descrição de oportunidades e de modelos de negócio que estão em alta e de oportunidades para a moda via e-commerce. Para finalizar, o material mostra dois exemplos de marcas inovadoras goianas: Thear Vestuário e Naya Violeta. O caderno pode ser baixado aqui.

 

Conexão Brasil – África
A passarela principal da Amarê Fashion – Semana da Moda Goiana, no Centro Cultural Oscar Niemeyer, em Goiânia, também recebeu o “Desfile de Moda Africana”, realizado pela Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Serviços (SIC) com looks assinados por estilistas africanos convidados. Além de apresentar uma identidade cultural única, marcada por cores, ritmos e tradições diferenciadas, o momento foi prestigiado por diversos embaixadores da União Africana e outros convidados, além do público do evento.

Desfile de Moda Africana

 

Os números globais entre os países da União Africana e Brasil são significativos. Somente em julho de 2023, a corrente de comércio chegou a quase US$ 1,7 bilhão. Durante a Amarê Fashion, o objetivo era justamente estreitar ainda mais essa relação e internacionalizar a moda goiana, ampliando a participação na balança comercial por meio das exportações.

 

Sobre a Amarê Fashion
AMARÊ FASHION – Semana da Moda Goiana tem como objetivo fortalecer os negócios da moda goiana, consolidando o Estado de Goiás como importante polo criador de moda no Brasil.

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

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