FOTOS | Templo raro romano enterrado é descoberto durante construção de supermercado
Sob os pés de Sarsina, uma pacata cidade italiana de apenas 3.000 habitantes, um templo romano raro foi descoberto nas escavações para a construção de um supermercado.
Trata-se do “Capitólio”, uma construção do século I a.C. Os primeiros vestígios mostram a imponência do monumento, uma estrutura de blocos horizontais de arenito e lajes de mármore com 577 metros quadrados de largura. Os pesquisadores acreditam que isso seja apenas um pedaço do que ainda pode ser descoberto.
Sarsina no passado, quando parte do Império Romano, era um ponto estratégico de defesa. “O caráter excepcional desta descoberta reside também no seu estado de conservação”, disse o Ministério da Cultura da Itália em nota.
Raríssimo
A escavação será apresentada nas Jornadas Europeias do Património no fim de setembro.
Dados recolhidos durante a equipe de escavação mostraram que sim, é realmente o Capitólio.
“Este achado é um importante tesouro arqueológico que pode oferecer informações valiosas sobre a história e evolução de uma área geográfica específica”, disse Gennaro Sangiuliano, Ministro da Cultura do país.
Júpiter, Juno e Minerva
Três salas, provavelmente dedicadas à tríade de deus Júpiter, Juno e Minerva já foram desenterradas e as escavações ainda não terminaram.
“Já identificamos uma camada mais profunda e antiga de ruínas que remonta ao século IV aC, quando o povo da Úmbria vivia na área”, disse Romina Pirraglia, arqueóloga-chefe do local.
O que mais chamou a atenção dos profissionais envolvidos no sítio é o estado do templo, que segundo eles, está muito bem conservado.
“Templos como este eram periodicamente saqueados, explorados como pedreiras e as pedras e lajes de mármore retiradas para serem utilizadas em outras construções. Mas a estrutura da base do “Capitólio” de Sarsina está praticamente intacta, isso é muito raro”, disse Frederica Gonzatto, Superintendente de Arqueologia, Artes plásticas e Paisagem de da região.
Importância
A descoberta também joga luz sobre o passado da pacata Sarsina. O templo romano raro, descoberto agora, confirma o papel estratégico que a cidade teve.
Centro de comércio e interações religiosas e sociais, Sarsina foi construída numa importante área montanhosa perto da fronteira com Toscana e com vista para o rio Sávio.
Os pesquisadores querem explorar ainda mais o que a cidade pode esconder. Eles acreditam que há mais pódios no local e encontraram um antigo sistema de drenagem de água próximo a tumbas e lareiras medievais.
Preservar o monumento
Com a descoberta, Frederica agora afirma ser necessário mudar os planos iniciais de construção.
“Não vamos demolidor para dar lugar a estruturas modernas, isso deve ficar bem claro. Os planos urbanísticos anteriores foram alterados, encontraremos novos canteiros de obras para recreação e esportes”, explicou.
Para ela, o templo é uma das descobertas italianas mais incríveis e é preciso preservar o monumento.
“Esta é a beleza da Itália: onde quer que você cave, algum tesouro escondido do solo. As maravilhas nunca param de nos surpreender”, afirmou.
Com informações de CNN Espanha e Ministério da Cultura italiano.