Goiânia

Fred Rodrigues chega à frente de Sandro Mabel no 2º turno

Com 99,90% das urnas apuradas, o candidato de Bolsonaro em Goiânia, Fred Rodrigues (PL) com (31,14%) chega ao segundo turno das eleições na liderança, a frente de Sandro Mabel (União) com (27,66%), da base governista do governador Ronaldo Caiado.

Contrariando todas as pesquisas eleitorais – exceto a Veritá – Fred Rodrigues liderou as urnas de ponta a ponta. Adriana Accorsi do PT de Lula ficou em terceiro lugar (24,44%) na disputa, seguida de Matheus Ribeiro (PSDB) com 6,81%, Vanderlan Cardoso (PSD) com 6,57%, Rogério Cruz (Solidariedade) com (3,14%e Professor Pantaleão (UP) com 0,24%.

ANÁLISE

Com 99,90% das urnas apuradas, em Goiânia, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mostrou sua relevância no processo eleitoral goianiense, conseguindo inserir Fred Rodrigues na liderança no segundo turno. Com uma campanha modesta em recursos, pouco tempo de propaganda eleitoral, e um forte discurso de direita contra adversários, Fred pode ser considerado a grande revelação entre todos os candidatos(as) que disputaram as capitais do país. Isto porque sua candidatura só foi carimbada quando todos os demais adversários já estavam definidos. Chega no segundo-turno com notável desempenho e, a partir de agora, com tempo equilibrado de TV e Rádio.

Sandro Mabel (União), apoiado por Caiado, e com a coligação que o concedeu mais tempo de propaganda eleitoral, chega no segundo turno buscando reverter o quadro final das urnas no segundo turno. Contando com a força da máquina pública estadual, Mabel , conseguiu deixar o PT de Lula para trás.

SEGUNDO TURNO

O que se pode esperar, conforme analistas consultados pelo GOYAZ, no segundo turno em Goiânia, serão os prováveis apoios do PT, PSDB e PSD. Ainda segundo especialistas, o PT de Adriana Accorsi tem duas opção: neutralidade ou apoio a Sandro Mabel (União). O PSDB de Matheus Ribeiro deverá optar por não apoiar nenhum dos candidatos. Já o PSD, de Vanderlan Cardoso, tem duas opções na mesa: declarar apoio a Sandro Mabel ou optar por neutralidade.

TRANSFERÊNCIA DE VOTOS

Com a polarização entre direita e esquerda acentuada no país, é improvável que candidatos que votaram em Adriana Accorsi (PT) migrem seus votos para Fred Rodrigues (PL), de Bolsonaro.

Segundo cientistas políticos consultados pelo GOYAZ, a tendência é de que parte desse eleitoral anule os votos ou opte pelo candidato de Caiado, Sandro Mabel. Reside primordialmente neste percentual uma diferença que deve ser considerada como factual no segundo turno em Goiânia.

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo