Goiânia

GEOVANA NASCIMENTO | Arraiá do Integrado contará com ação solidária e ambiental

A Festa Junina do Colégio Integrado, que acontece no dia 9 de junho, terá ponto de coleta de agasalhos e das tampas plásticas das garrafas comercializadas no evento Junho é sinônimo de quadrilhas, arraiás e comidas típicas, além de ser um tempo em que o goiano tem a rara oportunidade de retirar os casacos do armário e curtir um friozinho. Pensando nisso, os estudantes do Colégio Integrado – por meio do Grêmio Estudantil da instituição, em parceria com o movimento em prol das mulheres e de outras causas sociais Girl Up – promovem, neste mês, uma ação solidária de arrecadação de agasalhos para pessoas carentes. As unidades da escola, no Jaó e no Areião, já estão recebendo as doações. E, para aproveitar o intenso fluxo de participantes, o Arraiá do Integrado, que acontece no dia 9 de junho, no Espaço Dois Ipês, também será ponto de coleta. Além dos donativos para o frio, a ação prevê a arrecadação de tampinhas plásticas, tanto as oriundas das garrafas de bebidas comercializadas na festa, quanto trazidas pelos participantes. Serão disponibilizadas ainda lixeiras específicas para orientar o descarte adequado de quaisquer materiais recicláveis utilizados no evento. De acordo com a aluna do Integrado e presidente do Grêmio Estudantil da Unidade Jaó da instituição – entidade que representa os estudantes, por meio de projetos e intervenções –, Taene Lisa Santos, ações sociais como esta são constantes nos eventos do colégio. “Estamos sempre priorizando o conhecimento acerca dos problemas ambientais e sociais do mundo e buscando minimizá-los”, afirma. A Organização não-governamental (ONG) envolvida na campanha do agasalho é o Projeto Alfabetizar – programa de alfabetização e auxílio de crianças em comunidades carentes. “Essas e outras iniciativas têm como objetivo ajudar aqueles que mais passam por dificuldades, assolados pela desigualdade socioeconômica que os marginaliza. Portanto, pequenas ações como essas que realizamos inspiram outros e torna o mundo melhor, por meio da empatia e solidariedade”, destaca Taene. Ela explica que a vertente ambiental da ação destinará as tampinhas plásticas arrecadadas ao Projeto Tampatas, para colaborar com a castração de animais de rua. Por fim, todos os recicláveis recolhidos serão levados à coleta municipal, realizada pela Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg).

Outros projetos

Propor ações para a coordenação pedagógica do Colégio e discutir projetos, sejam ambientais ou culturais, com o objetivo de promover conhecimento, diversão e ações sustentáveis e sociais estão na pauta de atuação da unidade do Grêmio Estudantil presidido por Taene.

E a parceria com o Girl Up para atingir todos esses objetivos não é uma novidade. O movimento Girl Up é uma iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), com diversos grupos espalhados pelo mundo. No Colégio Integrado, o grupo surgiu em 2019, com a missão de reunir estudantes com sede de lutar pela igualdade de gênero e por questões ambientais e sociais.

Para Taene, por estarem no mesmo ambiente, no Colégio Integrado, a comunicação é facilitada e os grupos têm a oportunidade de discutir sobre instituições que precisam de mais atenção. “Após identificar a instituição e sua necessidade, dialogamos com a coordenação para propagar o projeto. Com mais pessoas engajadas, facilita a divulgação e o voluntariado, alcançando mais pessoas e permitindo que várias participem e ajudem”, reforça a presidente do Grêmio.

Sobre a mais recente parceria, a ação solidária de arrecadação de agasalhos no Arraiá do Integrado, a presidente do Girl Up da instituição, Flora Nunes, destaca: “Já que junho é um mês mais frio, queremos dar esse conforto para quem sofre com a queda de temperatura, principalmente durante a noite”.

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo