GOIÂNIA 🌆 Rogério Cruz participa de comemorações alusivas ao 22° aniversário da Maternidade Nascer Cidadão, e destaca “atendimento humanizado”
Unidade já realizou 68,5 mil partos. Administrada pela Fundação de Apoio ao HC da UFG, possui título de Hospital Amigo da Mulher e da Criança, prêmio de Maternidade Segura, conferido pelo Unicef. Adota recomendações do Método Canguru, que estimula fortalecimento do vínculo mãe-bebê e amamentação desde primeira hora de vida. Prefeito cita "carinho e zelo" dos colaboradores
O prefeito Rogério Cruz participou das comemorações do 22° aniversário da Maternidade Nascer Cidadão (MNC), nesta quarta-feira (28/09). A unidade, localizada no Jardim Curitiba, na Região Noroeste de Goiânia, é administrada pela Fundação de Apoio ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (UFG) e possui o título de Hospital Amigo da Mulher e da Criança, prêmio de Maternidade Segura, conferido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
A maternidade adota as recomendações do Método Canguru, que estimulam o fortalecimento do vínculo mãe-bebê e a amamentação desde a primeira hora de vida.
“Ao longo desses 22 anos, esta maternidade já realizou mais de 68,5 mil partos e, desde seu surgimento, o foco sempre foi a humanização do serviço e respeito às mulheres que buscam a unidade para dar à luz”, destacou Rogério Cruz, durante o evento. “Parabenizo a todos que se dedicam com tanto carinho e zelo para o bom funcionamento desta maternidade e tenham a certeza: o que depender do Executivo para continuar esse belo trabalho, nós vamos fazer”, completou.
Fundada em 28 de setembro de 2000, a MNC faz parte da Rede Cegonha, que tem por objetivo prestar assistência humanizada, multidisciplinar, obstétrica, ginecológica e neonatal. A unidade realiza cerca de 300 partos por mês e, desde o surgimento, além dos mais de 68,5 mil partos, realizou 470 mil atendimentos emergenciais, 313 mil ambulatoriais, 139 mil ultrassonografias e 364 mil exames de análises clínicas.
A maternidade possui seis leitos para parto normal, 29 alojamentos conjuntos, dois centros cirúrgicos com salas de recuperação anestésica e sala de atendimento neonatal.
A unidade abriga o Banco de Leite Humano, que pasteuriza e entrega leite materno recebido por doação para alimentar recém-nascidos internados nas Unidades de Terapia Intensiva Neonatais das Maternidades Dona Iris e Célia Câmara. Em 1 mês, mais de 100 bebês são beneficiados com este trabalho. O banco também auxilia mães a amamentarem, com cerca de 750 atendimentos mensais.
É uma das duas únicas maternidades de baixo risco 100% SUS certificadas pela Organização Nacional de Acreditação, seguindo critérios rigorosos para a prestação de um serviço de qualidade.
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, a continuidade do bom trabalho prestado pela Maternidade Nascer Cidadão é reflexo do empenho do prefeito Rogério Cruz para melhorar cada vez mais a área da Saúde em Goiânia. “É um prefeito que melhora a parte de infraestrutura das unidades, mas também valoriza os funcioários, que muito têm feito pela melhoria salarial e condições de trabalho dos servidores municipais”, ressalta.
O evento de comemoração dos 22 anos da Maternidade Nascer Cidadão também contou com a presença do diretor-geral da maternidade, Sebastião Teles, vereador Anselmo Pereira, diretora-executiva da Fundach, Lucilene Maria de Souza, e reitora da UFG, Angelita Pereira de Lima.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)- Prefeitura de Goiânia