GOIÂNIA 🌆 Prefeitura inicia 1ª etapa da revitalização da Região da 44, nesta quarta-feira (24/08)
Objetivo é garantir fluidez ao trânsito e segurança dos pedestres, conforme determinação do prefeito Rogério Cruz. Melhorias incluem mudança de sentido de algumas ruas transversais. Rua do Contorno terá duas pistas sentido Sul-Norte. Rua 44 passa a contar com três pistas sentido Norte-Sul. No período de obras, Feira da Madrugada funcionará na Praça do Trabalhador. Projeto foi apresentado em entrevista coletiva, nesta terça-feira (23/08). “Vamos ampliar o direito de ir e vir das pessoas que passam pela região, que tem uma importância ímpar para a capital”, diz titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), Horácio Mello
A Prefeitura de Goiânia anunciou, na manhã desta terça-feira (23/08), em entrevista coletiva, o lançamento das obras de revitalização na Região da 44, que terão início nesta quarta-feira (24/08), conforme determinação do prefeito Rogério Cruz. Objetivo é garantir maior fluidez na circulação de veículos e segurança aos pedestres. A previsão de conclusão dos trabalhos é de 30 dias. No período de obras, Feira da Madrugada funcionará na Praça do Trabalhador.
De acordo com o projeto, a Rua 44 terá sentido único, com três faixas sentido Norte-Sul, ligando as Avenidas Oeste e Independência. A retirada do canteiro central permitirá o alargamento da calçada e criação de vagas de estacionamento ao longo da via, com rotatividade, por meio da área azul.
A Avenida Contorno também terá sentido único, com duas pistas sentido Sul-Norte, ligando as avenidas Independência e Oeste. As melhorias incluem, ainda, a mudança de sentido de algumas ruas transversais, semáforos de dois tempos, ou seja, mais rápidos, além de faixas de pedestres elevadas, que conferem mais segurança a quem transita pela região do polo de moda.
A obra integra um conjunto de ações pensadas para melhorar a mobilidade na capital, e que já contemplou vias localizadas no Centro, Jardim América e Park Lozandes. Além do projeto a ser executado na 44, estão previstas melhorias no Setor Sul e Campinas.
O titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), Horácio Mello, esclarece que a revitalização da 44 será realizada em três etapas, com a 1ª dedicada a melhorias na mobilidade e fluidez. “Vamos ampliar o direito de ir e vir das pessoas que passam pela região, que tem uma importância ímpar para a capital”, explica.
“As próximas etapas, que incluem calçadas, ciclovias e ruas inteligentes, vão transformar a região até 2023”, informa. “É uma ação grandiosa que envolve várias pastas. Atendemos a uma determinação do prefeito Rogério Cruz. Tudo foi pensado com muito cuidado”, completa.
Ação conjunta
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec), Sílvio Sousa, a revitalização da 44 é essencial para dar fluidez ao trânsito na região, e foi desenhada para ser executada “com o menor impacto possível para a população, feirantes e visitantes desses espaços”.
“É uma ação que envolve várias pastas como a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra), Secretaria Municipal de Mobilidade (SMM), Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação (Seplanh), Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM) e a Sedec, que mantém diálogo com os feirantes”, aponta Sílvio Sousa, ao frisar a importância do funcionamento desses espaços nesse período de retomada econômica.
Com a conclusão das obras, quem entra pela 44 ou pela Contorno pode sair por outra via, com mais fluidez e segurança para pedestres, uma vez que o projeto contempla a instalação de faixas elevadas. Na região, serão utilizados semáforos de dois tempos, mais rápidos. “A fluidez será concatenada com a segurança dos pedestres”, garante Horácio.
Presidente da Associação Empresarial da Região da 44 (AER44), Lauro Naves aponta que as intervenções, por parte da prefeitura, atendem à reivindicação antiga da região. “Temos discutido essas melhorias e recebemos com otimismo e alegria esse anúncio. É uma obra que trará benefícios. Queremos uma cidade inteligente, para receber melhor esse turismo de negócios”, ressalta.
A Região da 44 tem giro de R$ 1 bilhão/mês, com 250 mil visitantes por semana. É responsável por 160 mil empregos diretos, e possui cerca de 16 mil lojas. Para garantir a segurança nesse importante espaço de negócios e de turismo, o comandante da Guarda Civil Metropolitana (GCM), Wellington Paranhos, afirma que o efetivo será ampliado. “A região exige esse olhar especial”, assinala.
Veja melhorias na 44
-Criação de dois grandes corredores, alterando os sentidos de circulação para sentido único da Avenida Contorno e Rua 44.
-Avenida Contorno: sentido único da Avenida Independência para Rua 44 (Sul/Norte)
-Rua 44 sentido único da Avenida Oeste para Avenida Independência (Norte/Sul)
-Eliminação de terceiro tempo nos cruzamentos semaforizados
-Na Rua 44, será retirado o canteiro central existente para criação de bolsões de estacionamento, do lado esquerdo, mantendo três faixas de circulação na via
-Criação de binários alterando vias para sentido único de circulação
- Rua 302: da Rua 44 para Avenida Contorno (Leste/Oeste)
- Rua 301: da Avenida Contorno para Rua 44 (Oeste/Leste)
- Rua 300: da Avenida Contorno para Rua 44 (Oeste/Leste)
- Rua 69-A: da Rua 44 para Avenida Contorno (Leste/Oeste)
- Rua José Sinimbu Filho: (Leste/Oeste) da Rua 44 para Avenida Contorno (Leste/Oeste)
- Rua 67-B: da Avenida Contorno para Rua 44 (Oeste/Leste)
- Rua 67-A: da Rua 44 para Avenida Contorno (Leste/Oeste)
Fotos: Jucimar Sousa
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia