GOIÂNIA 🌆 Prefeitura produz 14 toneladas de alimentos pelo projeto Horta Comunitária, e destina produtos a famílias em situação de vulnerabilidade social
A Prefeitura de Goiânia realiza, nesta quarta-feira (22/06), às 08h, no Paço Municipal, a colheita da produção de hortaliças de um dos canteiros do projeto Horta Comunitária. A iniciativa faz parte da Gerência de Assistência Técnica Rural e Fomento à Agricultura Familiar, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec).
Além do canteiro montado no Paço Municipal, as hortaliças são cultivadas nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) Bairro Floresta, Setor Recanto do Bosque e Conjunto Riviera. Neles, são plantadas variedades de cebolinha, alface, espinafre, berinjela, quiabo, jiló, coentro, brócolis, couve flor, agrião, rúcula e salsinha. A expectativa é de que a produção alcance 14 toneladas de alimentos, que serão doados a 198 instituições filantrópicas e beneficiarão, diretamente, mais de 320 mil pessoas, dentre crianças, adolescentes e adultos.
Toda a produção é destinada ao Banco de Alimentos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Humano e Social (Sedhs). “Tantas famílias sendo beneficiadas enche nosso coração de orgulho, por isso, trabalhamos sempre empenhados em produzir alimentos de qualidade”, afirma o gerente de Assistência Técnica Rural e Fomento à Agricultura Familiar, Weliton Carlos Pereira.
Mais 7.300 mudas já foram plantadas para a próxima colheita, programada para daqui a 60 dias. Os servidores são responsáveis por todo o processo de manejo dos alimentos, que não possuem nenhum tipo de insumo químico ou agrotóxicos. A Sedhs viabilizou a participação de voluntários no projeto.
O secretário da Sedec, Silvio Sousa, explica que, além de ajudar, “voluntários aprendem sobre o manejo da terra e como fazer a manutenção das hortas para produzir o próprio alimento”.
O Projeto Horta Comunitária tem o objetivo de promover o cultivo de alimentos para doação, estimular a cooperação coletiva, contribuir para o consumo de alimentos saudáveis e eliminação de espaços ociosos.
Secretaria de Desenvolvimento e Economia Criativa (Sedec) – Prefeitura de Goiânia