GOIÂNIA 🌇 “Capacitação é primordial na missão de cuidar das pessoas”, afirma Rogério Cruz sobre agentes comunitários de saúde capacitados para detecção precoce do câncer de mama
“Capacitação é primordial na missão de cuidar das pessoas”, afirma Rogério Cruz sobre agentes comunitários de saúde capacitados para detecção precoce do câncer de mama
O prefeito Rogério Cruz participou, na tarde desta sexta-feira (01/07), no auditório da Universidade de Rio Verde (UNIRV), do encerramento da capacitação de Agentes Comunitários de Saúde (ACS) em detecção precoce do câncer de mama. O treinamento faz parte do “Goiânia Sempre Rosa”, evento realizado dentro da programação do “Outubro Rosa”.
O Programa Goiânia Sempre Rosa foi lançado em outubro de 2021, enquanto ação permanente do governo municipal de prevenção ao câncer de mama. Assim, implantou atividades na Rede de Atenção à Saúde com foco na qualificação dos profissionais, aprimoramento dos protocolos e fluxos das pacientes, otimização do tempo de realização de mamografias e ultrassonografias de mama, dentre outras ações.
Rogério Cruz lembrou que, desde o início da gestão, sentia a necessidade de ações mais efetivas sobre o tema, o que levou à criação de um programa de governo que previa ações específicas o ano todo. “Estamos mostrando o caminho para que as informações e serviços cheguem às mulheres que precisam do SUS”, destacou.
O prefeito pontuou que “o programa mostra que Goiânia está sempre atenta ao diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama”. Diante dos mais de 900 agentes capacitados, Cruz salientou que a “capacitação é primordial na missão de cuidar das pessoas”. O prefeito informou, ainda, que mais ações estão previstas ao longo do ano, com foco na prevenção.
Goiânia tem 918 agentes comunitários de Saúde e quase todos passaram pelo treinamento ministrado pela ginecologista, obstetra e mastologista Rosemar Macedo. O secretário municipal de Saúde, Durval Pedroso, ressaltou que os ACS são o elo entre a comunidade e as equipes do Programa Saúde da Família nas unidades. “Portanto, são fundamentais no acesso das mulheres à saúde e identificação precoce dos casos”, disse.
Durval salientou que “a capacitação é importante para transmissão das informações sobre autoexame, diagnóstico precoce, além de um foco de atenção importante, ou seja, um estreitamento do caminho para que a mulher tenha tratamento e ampliação das chances de cura”.
Orientações
O processo de educação continuada visa capacitar as equipes de saúde da família para fortalecimento das redes de Atenção Primária e Secundária.
Durante as visitas, o agente deve se atentar à mulher que precisa de encaminhamento a consultas ou exames, por relatar casos de câncer de mama em familiares próximos, ou ter notado nódulo ou algo diferente na mama.
Também deve estimular o autocuidado pela prática de atividade física, alimentação saudável, importância do aleitamento materno e condutas consideradas protetoras contra o câncer de mama.
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia