Goiânia celebra Dia dos Povos Originários com atividades culturais no Lago das Rosas
No evento, participantes tiveram acesso a atividades que destacam a cultura e as tradições indígenas, com brincadeiras típicas e degustação de bebidas e comidas tradicionai
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas (SMDHPA), comemorou o Dias dos Povos Originários para celebrar a diversidade da cultura indígena, no Lago das Rosas, no neste sábado (20/4), a partir das 9h. O evento contará com a participação de integrantes do povo Huni Kuin, que habitam a fronteira brasileira-peruana na Amazônia ocidental.
“A temática dos povos originários desempenha um papel crucial no contexto dos princípios fundamentais dos direitos humanos, representando não apenas a preservação de culturas milenares, mas também a promoção da diversidade e o respeito à identidade de cada indivíduo e comunidade”, afirma a titular da SMDHPA, Cida Garcêz. “Nesse sentido, o evento Dia dos Povos Originários destaca-se como uma iniciativa que busca fomentar a conscientização e a valorização desses princípios”, acrescenta.
Durante o evento, os participantes terão acesso a atividades que destacam a cultura e as tradições indígenas, com brincadeiras típicas e degustação de bebidas e comidas tradicionais. Também terão a oportunidade de vivenciar uma imersão completa na diversidade desses povos. Além disso, serão apresentados e comercializados artesanatos locais, pinturas corporais autênticas e danças rituais, acompanhadas pelos cantos da floresta.
Uma atração especial será a presença do pajé da tribo, que compartilhará sua sabedoria e conexão com as medicinas florestais, proporcionando uma experiência única de imersão e cura para os presentes. O evento terá início às 9 horas e será aberto ao público. Para mais informações, o interessado pode entrar em contato com a Secretaria de Direitos Humanos e Políticas Alternativas, pelo telefone (62) 3524-2638.