GOIÂNIA | Grupo de deficientes visuais faz passeio ciclístico e inaugura ciclovia
O grupo Na Bike com Deficiente Visual (NBDV) realiza mais um pedal inclusivo neste domingo, 24 de setembro, a partir das 8 horas. A convite da Secretaria Municipal de Mobilidade de Goiânia (SMM), o NBDV participa do passeio ciclístico que marca o encerramento das comemorações alusivas à Semana Nacional de Trânsito, com a inauguração de uma ciclovia na Avenida T-6.
O grupo vai se concentrar no Parque Areião, no Setor Pedro Ludovico. Inicialmente, a equipe se reúne às 8 horas para o posicionamento das bicicletas tandens, adaptadas para a locomoção de duas pessoas. A largada acontece às 8h30. Condutores e deficientes visuais vão percorrer ruas e avenidas dos Setores Bela Vista, Marista, Oeste, Bueno e Jardim América.
Durante todo o trajeto, os condutores fazem uma audiodescrição dos principais pontos turísticos e históricos da cidade para a pessoa que está conduzindo. O grupo faz uma parada para hidratação na Praça Santos, Jardim América, e, posteriormente, retorna ao ponto de partida.
A Ciclovia da Avenida T-6, a ser inaugurada no domingo, é um importante equipamento público entregue pela Prefeitura de Goiânia, por meio da SMM, à população da Capital. Ela é a continuidade da Ciclovia da Avenida Assis Chateuabriand e prossegue até a Ciclofaixa que vai para o Terminal das Bandeiras, no Jardim Europa.
Esse é o 49º passeio ciclístico realizado pelo NBDV desde a estruturação do grupo, em 2017, com o propósito de promover a inclusão, a ressocialização, o entretenimento e o conhecimento da cidade por meio do ciclismo. Conforme expectativas da coordenação do NBDV, o pedal desse domingo deve reunir cerca de 80 pessoas, entre condutores voluntários e pessoas que não enxergam ou têm baixa visão.
O NBDV conta com valorosas parcerias para a realização dos pedais inclusivos. Equipes da SMM, a bodo de motocicletas e veículos, monitoram todo o percurso do passeio ciclístico com o objetivo de garantir a fluidez no trânsito e a segurança dos ciclistas. O pedal também é acompanhado, durante todo o trajeto, por uma equipe da Unimed Goiânia, dotada de ambulância com equipamentos de ponta para garantir o suporte de atendimento médico, caso seja necessário.