Goiânia

Goiânia sobe 14 posições em um ano de avaliação no ranking de competitividade

Entre municípios do Centro-Oeste, Goiânia fica em 4º lugar. Já entre capitais, cidade alcança 12º lugar no estudo realizado pelo Centro de Liderança Pública, que avalia 404 cidades em 65 indicadores

A cidade de Goiânia registrou avanço no ranking de competitividade dos municípios em 2024 ao subir 14 posições em relação ao ano anterior. Em 2023, a capital goiana ocupava a 138ª posição, mas, com o crescimento observado em várias áreas, alcançou o 124º lugar na edição deste ano do ranking. O estudo, realizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) e divulgado nesta quarta-feira (21/8) em Brasília, avalia cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes e abrange 404 municípios que, juntos, representam 60% da população nacional.

O ranking de competitividade do CLP é uma ferramenta de análise detalhada que classifica os municípios brasileiros em 65 indicadores distribuídos em 13 pilares e três áreas temáticas: instituições, sociedade e economia. Essas áreas são consideradas primordiais para a promoção da competitividade e para o aprimoramento da gestão pública nas cidades. Entre os indicadores analisados estão sustentabilidade fiscal, funcionamento da máquina pública, acesso e qualidade da saúde, acesso e qualidade da educação, segurança, saneamento, meio ambiente, inserção econômica, inovação, dinamismo econômico, capital humano e telecomunicações.

Goiânia se destacou em várias dessas áreas, consolidando-se como a 4ª cidade mais competitiva da região Centro-Oeste e a 12ª entre todas as capitais do Brasil. Um dos pontos altos da avaliação foi a inserção econômica do município, que subiu 45 posições em relação ao ano anterior, quando avaliados a formalização do mercado de trabalho e o crescimento dos empregos formais. A CLP analisou três indicadores principais nesse quesito: a proporção da população vulnerável registrada no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), o crescimento dos empregos formais, e a formalidade do mercado de trabalho, sendo este último o fator que mais impulsionou o desempenho da capital goiana.

Outro pilar importante que contribuiu para a ascensão de Goiânia no ranking foi a qualidade da saúde. A cidade subiu 157 posições nesse quesito, impulsionada por melhorias nos índices de desnutrição, mortalidade infantil e materna.

Na área da educação, Goiânia também apresentou bom desempenho e subiu dez posições em relação a 2023. Esse crescimento foi impulsionado pelo recente resultado no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), no qual a capital goiana saiu da quarta para a primeira posição na avaliação dos anos iniciais do ensino fundamental.

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo