Goiânia

GOIƂNIA šŸŒ‡ Prefeitura de GoiĆ¢nia faz aceiros em 15 parques para prevenir queimadas

A Prefeitura de Goiânia atua, desde o início do mês de maio, na produção de aceiros em unidades de conservação da capital. A ação, executada pela Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), consiste na retirada de faixa externa de vegetação destas Ôreas para que, em caso de incêndio, seja possível evitar que o fogo chegue à mata e sacrifique a vida de Ôrvores e animais.

Na prÔtica, a retirada é de aproximadamente três metros de faixa externa da mata. Os aceiros se fazem necessÔrios no período de estiagem pela junção da vegetação seca e baixa umidade do ar, fatores que facilitam a propagação das chamas.

Até o momento, 15 parques receberam o serviço que segue até que todas as unidades de preservação sejam atendidas. No momento, equipes da Amma atuam no Parque Macambira e Reserva Três Marias.

As duas Ôreas integraram o programa ArborizaGyn, lançado pela prefeitura em novembro de 2021 e que, em apenas uma manhã, plantou mais de 50 mil mudas de Ôrvores nativas do Cerrado. Além dos aceiros, passam pelo trabalho de manutenção a retirada de ervas daninhas em volta das mudas, e a irrigação com caminhão pipa.

O presidente da Amma, Luan Alves, explica que a execução dos aceiros nas unidades de preservação Ć© anual, com objetivo de evitar os incĆŖndios. PorĆ©m, quando eles ocorrem, mais precisamente no inĆ­cio, os próprios servidores dos parques realizam a contenção das chamas. ā€œOs servidores recebem treinamentos tĆ©cnicos de soldados do Corpo de Bombeiros, que só Ć© acionado em caso de incĆŖndio de grandes proporƧƵesā€.

AgĆŖncia Municipal de Meio Ambiente (Amma) – Prefeitura de GoiĆ¢nia

Redação GOYAZ

Redação Ligação Direta: 36024225 Redação Plantão Whatsapp: ( 62) 983035557

Deixe um comentƔrio

O seu endereço de e-mail não serÔ publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo