Mundo

Hamas bloqueia estradas em Gaza para impedir migração de palestinos

Cidade de Gaza (—), 14/10/2023.- Moradores da Cidade de Gaza carregam um carro com seus pertences no início da evacuação após um alerta israelense sobre o aumento das operações militares na Faixa de Gaza, 14 de outubro de 2023. A Defesa de Israel A Força Aérea (IDF), em 13 de Outubro, apelou à evacuação de todos os civis do norte de Gaza antes de uma esperada invasão terrestre

O grupo terrorista Hamas está bloqueando estradas em Gaza para impedir que os palestinos sigam a recomendação do governo de Israel de migrar para o sul do território. Imagens de satélite captadas pelo Exército israelense mostram veículos atravessados em uma via, formando uma enorme fila de carros. O deslocamento em massa de milhares de moradores do norte de Gaza começou após Israel distribuir panfletos com orientações para que os civis se dirijam ao sul. Cerca de 1 milhão de pessoas vivem nas regiões que serão alvo de ataques. As forças israelenses já estão posicionadas na fronteira e devem intensificar a incursão por terra no enclave palestino nos próximos dias.

Apesar dos esforços do Hamas para convencer os moradores a permanecerem em suas residências, um grande número de pessoas tem se deslocado de carro, carroça ou até mesmo a pé em direção às cidades de Khan Younis e Rafah, que estão mais próximas da fronteira com o Egito. Essa movimentação resultou em uma enorme fila de carros bloqueados pelo grupo terrorista.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, que está no Oriente Médio, comentou sobre a situação em um pronunciamento. Ele destacou que os esforços para levar ajuda humanitária a Gaza estão sendo dificultados pelo fato de o Hamas usar civis inocentes como escudo humano e bloquear estradas para evitar que os palestinos se desloquem para o sul de Gaza, onde estariam fora do perigo. As imagens de satélite divulgadas pelo Exército de Israel evidenciam a estratégia do grupo terrorista em manter a população local nas áreas que serão alvo dos ataques. A situação na região é tensa, com a expectativa de uma escalada do conflito.

Redação GOYAZ

Redação: Telefone (62) 3093-8270

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo