HEMNSL orienta gestantes sobre a importância de uma alimentação saudável
Ação faz parte dos esforços da unidade em promover o bem-estar das futuras mães e assegurar o desenvolvimento saudável dos bebês
O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL) realizou, no dia 3 de outubro uma orientação especial para o grupo de gestantes, destacando a importância de manter uma alimentação equilibrada durante o período gestacional. A ação faz parte dos esforços da unidade em promover o bem-estar das futuras mães e assegurar o desenvolvimento saudável dos bebês, durante os encontros semanais do programa Gestar Vidas.
Segundo o nutricionista Rafael Celestino, responsável pela palestra, é essencial que as gestantes mantenham uma dieta rica em cereais, grãos, verduras, legumes, frutas, além de alimentos ricos em cálcio e ferro. “Durante a gravidez, as mulheres devem redobrar a atenção com a alimentação, pois ela é fundamental não só para o conforto da gestante, mas também para o perfeito desenvolvimento do bebê”, ressaltou o profissional.
O especialista explicou que o suporte nutricional adequado é capaz de prevenir doenças como o diabetes gestacional, além de auxiliar no controle do ganho de peso de forma saudável. Ele destacou a importância de alguns micronutrientes, como ácido fólico, ferro e iodo, que desempenham papéis fundamentais no desenvolvimento do bebê e na saúde da mãe.
Moderação e equilíbrio alimentar
Durante o encontro, foi recomendado que as gestantes reduzam o consumo de alimentos ricos em açúcares, gorduras e produtos industrializados. Esses alimentos, se consumidos em excesso, podem contribuir para complicações durante a gravidez. Em contrapartida, Rafael apresentou a regra 80/20, que permite uma alimentação flexível, sugerindo que 80% das escolhas alimentares sejam saudáveis, enquanto 20% podem ser de alimentos menos rigorosos, proporcionando equilíbrio.
Além da alimentação, o profissional também reforçou a importância de associar uma boa nutrição com a prática de exercícios físicos adequados, respeitando a condição de cada gestante. Os planos de refeições personalizados também foram discutidos, considerando as necessidades nutricionais específicas de cada uma.
Esclarecimento de dúvidas
As gestantes que participaram do encontro ficaram satisfeitas com as orientações e aproveitaram para tirar dúvidas sobre o que devem ou não consumir durante a gestação. Além de receberem dicas práticas para o dia a dia, elas saíram do encontro mais conscientes sobre a importância de cuidar da alimentação nesse momento tão especial.
A venezuelana Irene Barrios, com 32 semanas de gravidez, está na quinta gestação e gostou das orientações. “Procuro seguir uma alimentação equilibrada. Só fiquei triste por ter que parar de comer muita pimenta”, pontuou Irene. Haelly Teixeira, com 16 semanas de gravidez e na terceira gestação, sanou muitas dúvidas. “Foi providencial esse tema. Tinha muitas dúvidas sobre o que comer e como fazer um plano de refeição. Achei muito bom!”
“A cada curso, buscamos reforçar o comprometimento da unidade com a saúde e bem-estar das gestantes, proporcionando informações que ajudam a garantir uma gestação saudável e tranquila”, destacou a assistente social Lourdes Maria.