Incorporadora goiana investe em projeto de leitura colaborativa aberto à comunidade
Estante Literária da Terral Incorporadora disponibiliza empréstimo de livros e recebe doações para continuidade do projeto, que surgiu da necessidade de incentivo à leitura com um espaço aconchegante
Dados obtidos pelo último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que apenas 16% das pessoas acima de 18 anos compraram livros nos últimos 12 meses. O mesmo retrato foi apresentado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) no ano passado.
A pesquisa revela, entre outros pontos, que a questão econômica é um fator decisivo para que os brasileiros desenvolvam o hábito da leitura. Isto porque enquanto 34% dos brasileiros da classe A e 25% da classe B compram livros, apenas 13% da classe C e 5% das classes D e E possuem acesso às livrarias. As iniciativas que proporcionam experiências de leituras à comunidade são fundamentais para mudar este cenário.
A Terral Incorporadora é um exemplo de empresas privadas que fortalecem esse vínculo entre a comunidade e os livros, por meio do projeto Estante Literária. Pabliny Caetano, idealizadora do projeto, explica que a iniciativa surgiu de uma parede vazia.
Ao repensarem o local e seguindo uma das principais premissas da empresa de aproveitar da melhor maneira todos os espaços, entenderam que proporcionar um ambiente para leitura e contribuir com a comunidade local seria uma forma de não apenas incentivar a leitura, como também quebrar as barreiras existentes. “Queríamos explorar esse espaço de uma forma funcional e que trouxesse mais vida pro Espaço Terral. E não há nada melhor que um bom livro pra alegrar um ambiente”, explica.
A Estante Literária é para todos, pontua Pabliny. Outra característica do projeto é a colaboração. A ideia é receber doações de livros espontaneamente, que ficarão no acervo à disposição de todos. Qualquer um pode pegar um livro para ler, levar pra casa, e devolver depois.
Além disso, a Estante Literária também estimula a segurança e a confiança nos princípios éticos, uma vez que a Incorporadora não realiza nenhum controle de saídas e entregas dos livros. “Sempre incentivamos as pessoas que pegam livros para ler, a deixarem uma doação também. É dessa forma que podemos enriquecer nossa estante e garantir a longevidade do projeto.”
Atualmente, a Terral Incorporadora recebe todos os meses um encontro do grupo de leitura. No espaço aconchegante também são realizados diversos eventos culturais, do projeto Terral Lugar de Encontros. Para doações ou empréstimos, basta comparecer ao Espaço Terral localizado na Rua 1132, no Setor Marista entre 10h e 19h. “É um ambiente perfeito para quem ama arquitetura, natureza e valoriza os momentos gostosos da vida.
Seja para ler um livro no meio da tarde ou para trabalhar e estudar. Além disso, temos a Bomboni, uma cafeteria que pode acompanhar uma boa leitura”, completa.