INFORME | Goiânia 90 anos: “Foi uma benção para nós”, população comemora avanço do programa de recapeamento e implantação de asfalto
A Prefeitura de Goiânia trabalha para entregar mais de 1.000 quilômetros de asfalto novo e recuperado até o final de 2024. À medida que as máquinas avançam, centenas de milhares de goianienses são beneficiados com o fim da poeira, aumento da segurança no trânsito e obras que contemplam também a drenagem urbana, evitando alagamentos e prejuízos para a população e município.
Os programas 630 km, que teve 79% das ações executadas na gestão do prefeito Rogério, e 500 km beneficiam mais de 200 bairros e 1.200 vias da Capital. Os investimentos são de cerca de R$ 617 milhões na recuperação de ruas e avenidas de Goiânia. O prefeito tem dedicado espaço especial na agenda para acompanhar o andamento das obras e assegurar que os serviços sejam entregues com qualidade para a população.
”Nós estamos enfrentando desafios, problemas que se arrastam por décadas. E com planejamento: a obra segue um cronograma rígido com início, meio e fim”, explica o prefeito Rogério.
“Benção para nós”
Nas vistorias realizadas semanalmente pela capital, moradores têm manifestado agradecimento pelas intervenções e relatado como as obras têm melhorado a qualidade de vida na região.
“Foi uma benção para nós. Aqui era triste quando chovia, tinha muita lama. No tempo seco, saíamos com os pés cheios de poeira. Nós esperávamos há muito tempo pelo asfalto”, afirmou Regina Bezerra, morador do Setor Estrela Dalva durante vistoria na Rua 8 de Outubro, que recebeu 400 metros de terraplanagem e asfaltamento.
O fim dos problemas que se acumulavam a cada mudança no tempo também foi comemorado no Bairro Feliz com as obras de drenagem e asfaltamento no local. Uma demanda de 40 anos da população que finalmente foi atendida na gestão do prefeito Rogério.
“A drenagem vai ser muito boa, o tubo comporta muito bem a vazão da água da chuva. Com isso eu creio que vai resolver o nosso problema”, opinou o morador Édson Segati, que conferiu de perto a espessura dos tubos que vão conduzir a água da chuva para longe das casas e das ruas.
No Setor Finsocial, o morador Arthur Soares, de 73 anos, relata que veio do Ceará 50 anos atrás. “Durante todo esse tempo aqui, é a primeira vez que vejo um prefeito fazer tanto pela nossa região. Nós fizemos o pedido para o asfalto da nossa rua e ele atendeu”, comemorou.
No Setor Gentil Meireles, de acordo com a dona de casa Elaine Bezerra Carlos, antigamente, durante o período chuvoso, o barro se acumulava pelas ruas, dificultando a passagem de veículos e pedestres. “Agora a gente pode falar que realmente é uma rua, andar sem sujar os pés, está maravilhoso”, disse.
Fotos: Seinfra
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia