LUCAS PEREIRA | Semana do Meio Ambiente: escolas incentivam consciência ambiental e convivência com a natureza
Plantio de horta, produção de alimentos, compostagem e atividades de contato com a natureza são exemplos de estímulos à conscientização aplicados desde a Educação Infantil
Consciência ambiental é um exercício de cidadania. Em 27 de abril de 1999 foi criada a Política Nacional de Educação Ambiental (PNEA), sancionada durante o governo Fernando Henrique Cardoso. A Lei nº 9795 estabelece diretrizes para estimular a conscientização pública sobre o dever de proteger o meio ambiente por meio da educação. Nesse sentido, escolas goianas já incorporaram em suas grades de ensino disciplinas e atividades que aproximam os alunos da convivência diária com a natureza, assim como desenvolvem conhecimentos sobre o tema.
O quanto antes as crianças forem introduzidas a esse conceito e estimuladas às práticas, até se tornarem hábitos, melhor para o mundo. Por isso, no Colégio Externato São José, é desde a Educação Infantil que os pequenos contam com esse estímulo a partir da realização do plantio de árvores e da horta orgânica, produção de alimentos, atividades lúdicas de convivência com o espaço verde da escola, coleta seletiva de lixo e compostagem, uso consciente de água e energia, entre outras.
“A nossa intenção é utilizar de maneira racional os espaços existentes na escola, criando uma interface entre professores, alunos e comunidade escolar, para a viabilidade da produção de alimentos, com oficinas de práticas de plantio, além vivenciar trabalhos nessa diretriz, por exemplo, aproveitando até mesmo para a produção de alimentos, visto que temos o Restaurante Irmã Colomba dentro da escola. O projeto representa um meio importante de produção de conhecimento, organização, conscientização e participação de toda a comunidade escolar”, afirma Tatiana Santana, diretora pedagógica do Externato São José.
O Projeto de Investigação é uma atividade por meio da qual as crianças são convidadas a investigar e compreender o que está ao redor, a exemplo de como nascem a frutas e vegetais, avaliando seus sabores e texturas, se dedicando aos cuidados com o plantio na horta escolar, a produção de receitas com a nutricionista do restaurante, desenhos de observação, rodas de conversa. “Nesse contexto, por trás do que pode parecer uma simples brincadeira, está o estímulo ao desenvolvimento da intelectualidade e da curiosidade, das noções de espaço e respeito ao alimento, à preservação”, complementa Tatiana.
A diretora explica que o maior objetivo é transformar todos os espaços da escola em espaços pedagógicos. “Quando nós plantamos alunos agentes de transformação, de intervenção na defesa do meio ambiente, nós criamos adultos muito mais preparados para tudo o que viverão”, enfatiza.
Coleta Seletiva
No Colégio Integrado, a professora de Ciências Carolline Mengon Sales, iniciou com os alunos do 6º e 8º anos o projeto Coleta Seletiva na Escola, uma iniciativa de conscientização da comunidade escolar, que tem por objetivo envolver os alunos de forma ativa na construção de ambientes mais sustentáveis. “Para isso, os alunos terão aulas específicas sobre o destino correto do lixo para cada tipo de lixeira. A partir daí, eles irão analisar os espaços da escola e avaliar os locais adequados para a colocação de lixeiras para cada material a ser descartado”, esclarece.
Carolline explica que os estudantes farão entrevistas com os colaboradores que realizam a limpeza da escola e com os responsáveis pelo colégio, para entender para onde os lixos são levados. Eles também irão entrar em contato com cooperativas que recebem materiais recicláveis para entender melhor como o descarte pode ser feito de forma mais assertiva e delimitar o que não é reciclável. Os alunos irão falar ainda com empresas que buscam resíduos sólidos, para saberem a melhor forma de armazená-los para que não fiquem expostos até que sejam levados.
Para a professora, é muito importante que toda a escola se envolva no projeto e na causa ambiental. Por essa razão, mesmo em outras turmas, outras iniciativas vêm sendo implementadas. Uma delas é a participação da Colégio Integrado no Tampatas – projeto socioambiental que castra animais abandonados com recursos da reciclagem de tampinhas plásticas. “Para conscientizar os alunos sobre essa ação, nas aulas de artes, os alunos assistem ao documentário Lixo Extraordinário, em seguida, são estimulados a trabalharem a imaginação fazendo desenhos com as tampinhas no chão”, conta a educadora.