CapaCidades

Mabel diz que IA com reconhecimento facial já prendeu suspeitos a caminho do Carnaval de Goiânia

Declaração do prefeito reforça integração tecnológica com forças de segurança

Mabel diz que IA com reconhecimento facial já prendeu suspeitos a caminho do Carnaval de Goiânia: o prefeito de Goiânia Sandro Mabel (União Brasil) afirmou que o Carnaval 2026 na capital deve ser “o maior da história” e destacou que o principal diferencial deste ano será o reforço tecnológico na segurança pública, com uso de inteligência artificial e câmeras de reconhecimento facial que já teriam identificado e levado à prisão suspeitos que estariam a caminho da cidade para cometer crimes.

Mabel diz que IA com reconhecimento facial já prendeu suspeitos a caminho do Carnaval de Goiânia

A declaração foi feita na última sexta-feira, na Rua do Lazer, no Setor Central, durante o evento de lançamento do Pré-Carnaval de Goiânia. Mabel estava acompanhado da vice-prefeita, Coronel Cláudia da Silva Lira (Avante).

Segundo o prefeito, o sistema de videomonitoramento com IA opera de forma ininterrupta e cruza imagens captadas em áreas de grande circulação com bancos de dados de foragidos e investigados.

De acordo com ele, a tecnologia já apresentou resultados práticos antes mesmo do início oficial da folia.

“As câmeras de reconhecimento facial estão a mil por hora. Nossas equipes trabalham 24 horas e já pegaram quatro ou cinco elementos que estavam fora da cadeia e vieram com intenção de praticar crimes. Foram identificados e mandados de volta para a prisão”, declarou.

Mabel ressaltou que o monitoramento é integrado às forças de segurança do Estado e que há resposta rápida das equipes em solo quando o sistema emite alertas. Ele atribuiu a efetividade da operação à atuação conjunta entre Prefeitura e Governo de Goiás.

Segundo o prefeito, a meta é permitir que o público participe dos eventos com maior sensação de segurança, inclusive em relação a furtos e roubos durante as aglomerações.

Além da frente tecnológica, a Prefeitura promoveu ajustes na infraestrutura dos trajetos dos trios elétricos. Entre as medidas estão a elevação de cabos, reorganização de fiações aéreas, mudanças de rotas e vistorias técnicas para reduzir riscos de acidentes com estruturas e veículos de grande porte.

A rede de saúde municipal também terá esquema especial de plantão, com unidades de urgência e emergência reforçadas, em ação coordenada com estruturas estaduais.

O prefeito também citou impacto positivo no turismo e na ocupação da rede hoteleira, com aumento da procura por hotéis e hospedagens alternativas. Segundo ele, a operação montada para o Carnaval servirá ainda como teste de capacidade para grandes eventos previstos no calendário esportivo da capital, com mobilização de equipes de segurança, trânsito e saúde.

Logo após a coletiva (veja o vídeo ao final do texto), Mabel participou de um momento de descontração na Rua do Lazer. Ao lado da vice-prefeita e de apoiadores, o prefeito entrou no clima da festa, interagiu com o público e ensaiou passos de samba com a banda que se apresentava no local, marcando simbolicamente a abertura do período pré-carnavalesco na cidade.

Prefeito relata prisões de suspeitos detectados a caminho da capital

Prefeito entra no ritmo e samba com a vice no pontapé da folia goianiense

Mais Carnaval 2026

Redação GOYAZ

Redação Ligação Direta: 36024225 Redação Plantão Whatsapp: ( 62) 983035557
Botão Voltar ao topo